Utilidade Pública

Associação de Santos recebe título

Lei que transforma a Associação Santos de Surf como entidade de utilidade pública é sancionada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

1383x922
Lei que transforma a Associação Santos de Surf como entidade de utilidade pública é sancionada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Foto: Fábio Maradei
 

O dia 16 de dezembro de 2014 ficará marcado com uma data que simboliza mais um grande avanço do surf em Santos. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa sancionou a lei 3079/2014, que transforma a Associação Santos de Surf (ASS) como entidade de utilidade pública. A assinatura contou com a presença do vereador Sadao Nakai, autor do projeto de lei, do presidente e do vice da ASS, Marcos Andrade e Fábio Kodama, e do diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, ‘padrinho’ da entidade.

A partir de agora, a ASS passa a ter maior representatividade e responsabilidade perante a sociedade e ao Poder Público, em relação à promoção da educação, esporte e cultura. Segundo Marcos Andrade, é o reconhecimento da atuação da entidade junto à comunidade. “Representa uma conquista de tudo o que foi feito desde a constituição da Associação, o reconhecimento, a legitimidade para que a gente continue trabalhando no incentivo ao esporte, educação e cultura e, mais do que isso, maior responsabilidade em relação aos projetos”, disse.

O prefeito destacou a importância e tradição que o surf tem na Cidade e o seu fortalecimento com essa nova fase da ASS. “O surf faz parte da história de Santos. A Associação Santos Surf, que já faz um trabalho extremamente importante, agora passa a ter mais condições de realizar o seu trabalho, os eventos e terá todo o apoio do Poder Público para que os projetos possam se consolidar e o esporte seja cada vez mais valorizado na nossa Cidade”, disse.

No encontro ligado ao surf, o nome de Gabriel Medina não poderia deixar de ser destaque e todos na mesa demonstraram confiança na conquista do primeiro título mundial profissional por um brasileiro. “Ele é resultado de tudo que foi construído nos últimos anos, desde que o surf era marginalizado e conseguiu se estruturar. Toda a comunidade se sente vitoriosa. Está lá por mérito e talento dele, mas todos se sentem vitoriosos”, comentou Santini.

“Agora, a ASS como entidade de utilidade pública é mais um passo para esse crescimento, para a valorização da modalidade, de inclusão social”, acrescentou Santini. Ainda nessa área, o prefeito anunciou que o projeto para o novo Museu do Surf deve estar pronto ainda no primeiro semestre de 2015, com autoria do arquiteto Ruy Ohtake. “É um equipamento que a Cidade tinha e vamos recuperar. Isso vai fortalecer ainda mais o surf”, falou.

O presidente da ASS agradeceu, também, o apoio da Secretaria de Esportes, representada pelo secretario adjunto Gelásio Fernandes e o coordenador de atividades, Luke Franco, principalmente na realização do Circuito Santos Surf, que inovou este ano, sendo exclusivo para santistas e com inscrições gratuitas. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura, teve patrocínio da Sthill, com o objetivo claro de revelar e fomentar novos valores da Cidade nas ondas.

“Os resultados apareceram. Santos ficou entre as quatro melhores cidades no Paulista, tivemos o campeão estadual petit (Yuri Beltrão) e o terceiro melhor da estreante (Vinicius Parra). Isso já foi um grande presente e temos muito a crescer. Agora, com mais responsabilidade”, argumentou Fábio Kodama, lembrando que a atual diretoria foi empossada este ano.

A estrutura para as categorias de base já está garantida para 2015. A Associação Santos de Surf também comemorou a aprovação e captação de recursos no Promifae, o Programa Municipal de Incentivo Fiscal e Apoio ao Esporte, criado pela Prefeitura de Santos, com a finalidade de captar recursos para a execução de projetos esportivos, com a isenção de impostos municipais para pessoas físicas ou jurídicas. São três projetos, que rapidamente garantiram parceiros, a Atlantis Terminais, a Mavimar e a Embraport, todas empresas do ramo de logística.

Os patrocínios garantirão, em primeiro lugar, o Circuito Santos Surf 2015, voltado às categorias de base, da petit até a júnior; a participação da equipe santista no Hang Loose Surf Attack, o Circuito Paulista, com inscrições, transporte, alimentação e hospedagem aos atletas e comissão técnica; e o treinamento dos competidores e fornecimento de uniformes para competições.

“O surf de base em 2015 já está garantido. São empresas que querem investir na comunidade e conseguiram enxergar na Associação uma entidade séria, com responsabilidade social, ambiental e cultural. Fechamos um ciclo de estratégia para conseguir que Santos melhore ainda mais os seus resultados no Paulista”, disse o presidente da ASS, Marcos Andrade.

O secretário municipal de Esportes, Alcídio Mello, o Cidão, foi enfático sobre os apoios conquistados através do Promifae. “Mostra capacidade e comprometimento”, ressaltou. “Parabéns pela competência de objetivar os resultados e trabalhar com seriedade para conquistá-los. O nome disso é sucesso!”, completou o secretário adjunto de Esportes, Gelásio Fernandes.

Exit mobile version