Em mais uma ação para o fortalecimento na revelação de novos valores do surf na Cidade, a ASS – Associação Santos de Surf -, promoverá nesta quinta-feira (30) uma palestra técnica sobre competição.
Os atletas receberão orientação do ícone Picuruta Salazar, sem dúvida um dos maiores nomes da modalidade e talvez o atleta em atividade com a maior vivência em disputas, junto com o professor de surf, Pedro Souza. O encontro começa às 14h30 no recém-inaugurado Centro de Treinamento de Alto Rendimento Municipal Santos de Surf, instalado no Parque Municipal Roberto Mario Santini, o Quebra-Mar.
Na ocasião, os surfistas também receberão os uniformes da equipe santista 2016, que tem o patrocínio da NR Sports, através do Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte (Promifae), da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. “Esse é mais um avanço que a Associação comemora. É um trabalho para fomentar a base e gerar novos valores para Santos”, destaca o presidente da ASS, Marcos Andrade, o Cabeça.
“Hoje temos um Circuito organizado, com patrocinadores fortes, atletas se destacando em circuitos em nível nacional, como o Yuri Beltrão, por exemplo. Também realizamos o Festival Santos de Longboard este ano com grande sucesso e a participação dos principais nomes do país. Agora, temos o Centro de Treinamento com um trabalho diferenciando, para valorizar os nossos atletas”, ressalta o dirigente.
Além das palavras de Picuruta, o professor Pedro Souza, coordenador do CT de Surf, abordará questões relacionadas à segunda etapa do Circuito Santos de Surf, que tem o período de espera pelas melhores condições de ondas a partir do próximo sábado (2), no mesmo Quebra-Mar.
“Será um momento para os competidores e responsáveis esclarecerem dúvidas. A palestra do Picuruta, com certeza, será proveitosa para esses meninos que está iniciando na vida competitiva e terão um ídolo falando de como vencer, superar obstáculos. Temos um exemplo desses tão próximo e decidimos aproveitar toda a sua experiência”, acrescenta Marcos Andrade.
Circuito local – A segunda etapa do Santos Surf 2016 terá a janela entre os dias 2 e 17 de julho e conta com as categorias júnior (até 18 anos), mirim (no máximo 16 anos), iniciante (limite de 14 anos), estreante (sub12), petit (10 anos para baixo) e feminina (também até 18 anos). A inscrição é gratuita e dá prioridade a atletas de Santos.
No total, o campeonato terá três etapas, todas com período de espera e um único dia de disputas. Em cada evento, os quatro melhores colocados recebem troféus, medalhas e kits oferecidos pelos apoiadores. Os atletas residentes/radicados em Santos que somarem o maior número de pontos nas três disputas serão declarados campeões municipais, garantindo vagas para a equipe que representará a Cidade no Circuito Paulista Hang Loose, com todas as despesas custeadas pela ASS). Já os surfistas de outras cidades receberão as premiações das etapas e não estarão no ranking.
O evento – O Circuito Santos Surf 2016 tem os patrocínios de Grupo Mendes, Colorado Jeep e Grupo NRSports, através de projetos aprovados pelo Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte, da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. Apoios de Zampol Surfboards, Fuwax, Surf Trunk, Rubber Stick, Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias, Ph3, MSContent e Fupes.