Mahalo Pernambuco Summer Festival

Atalanta e Manteiga se dão bem

0

 

A pernambucana Atalanta Batista confirmou o tricampeonato brasileiro de Longboard Profissional e Junior Manteiga já festejou o terceiro título amador da Paraíba no sábado de várias competições acontecendo simultaneamente no Mahalo Pernambuco Summer Festival pelas praias de Ipojuca (PE).

 

Neste domingo, serão conhecidos mais seis campeões brasileiros, com Danilo Rodrigo buscando o bicampeonato contra Phil Rajzman no Longboard Profissional e Geraldo Lemos tentando tirar o título Amador Master de Robson Fraga também na Praia do Cupe. Já na Baía de Maracaípe serão definidos os melhores do ano nas quatro divisões da categoria Master da Confederação Brasileira de Surf (CBS).

 

“Eu estava treinando bastante para que isso acontecesse, tanto fisicamente como tecnicamente, acabou dando tudo certo graças a Deus para eu conquistar o tricampeonato e agora quero ganhar esta etapa, até porque é aqui em casa né?”, disse Atalanta Batista, que mora na Baía de Maracaípe, em Ipojuca.

 

Ela já tinha vencido as duas etapas do Circuito da Associação Brasileira de Longboard (ABL) realizadas antes do Mahalo Pernambuco Summer Festival, então só precisava passar para as semifinais para não ser mais ameaçada pela carioca e bicampeã brasileira, Mainá Thompson.

 

“É muito bom competir em casa, com a família e os amigos, então estou muito feliz por conquistar mais um título para Pernambuco”, continuou Atalanta, que é irmã de Halley Batista, o líder do circuito da Associação Nordestina de Surf (ANS) que será encerrado no próximo fim de semana do Mahalo Pernambuco Summer Festival na Baía de Maracaípe. “Tem mais duas baterias para fechar a temporada e quero tentar festejar o tricampeonato com vitória aqui amanhã (domingo), para depois torcer pro Halley ser campeão nordestino semana que vem”.

 

Mas não foi a Atalanta que comemorou o primeiro título brasileiro no sábado na Praia do Cupe. O dia começou com o líder da categoria Master, Marcelo Bibita, sendo eliminado pelo paraibano Johnson Jacques e pelo baiano RV. Com a derrota do cearense, o paraibano Junior Manteiga só precisava se classificar para as semifinais para ficar com o título e ele conseguiu passar em segundo lugar na bateria vencida pelo pernambucano Rafael Aguiar.

 

“Foi uma ansiedade imensa durante toda a semana, estava muito tenso, mas o Johnson (Jacques) me ajudou tentando me deixar mais calmo, me orientou e graças a Deus deu tudo certo”, falou Junior Manteiga, após ser consagrado como campeão brasileiro Master de Longboard. Foi o terceiro título da Paraíba nos pranchões esse ano, pois dois já chegaram no Mahalo Pernambuco Summer Festival com o primeiro lugar no ranking assegurado na etapa passada, Tiago Lucas na categoria Junior e Linho Neto na Super Master.

 

“Na verdade, acho que isso tudo começou com o Johnson Jacques que já foi campeão brasileiro de Longboard. Lá na Paraíba também tem um trabalho forte para a modalidade e quase toda a comunidade do surfe em João Pessoa foi motivada pra competir de pranchão”, conta Junior Manteiga. “Isso fez com que o nível do longboard da Paraíba viesse crescendo a cada dia e eu sou mais um deles. Estou muito feliz pelo título e confesso que nem estou pensando em nada pra amanhã (domingo). O que vier é lucro a partir de agora”.

 

TÍTULOS ADIADOS – No domingo serão conhecidos os dois últimos campeões brasileiros da temporada 2012 da Associação Brasileira de Longboard (ABL). O principal título é o da categoria Profissional, que ficou só com dois candidatos, o carioca Phil Rajzman e o paulista Danilo Rodrigo, que tenta o bicampeonato em Ipojuca. Ele conseguiu adiar a decisão para o último dia com a classificação para as quartas de final na bateria contra o pernambucano Rafael Cavalcanti.

 

“O mar está bem difícil, mas vou lutar até o final”, prometeu Danilo Rodrigo, que é mais conhecido por Mulinha. “Estou preparado pra tudo, pra surfar na marola com vento ou sem vento e hoje (sábado) já fiz o meu papel. Eu vim para cá com o pensamento de ser bicampeão brasileiro e se Deus quiser eu vou conseguir atingir este meu objetivo amanhã (domingo)”.

 

Mas, o líder do ranking, Phil Rajzman, também avançou e o carioca garante o título se chegar na bateria final do Mahalo Pernambuco Summer Festival. Para ser bicampeão, Danilo Rodrigo já necessita passar para a última bateria do campeonato e se Phil for semifinalista ele vai precisar da vitória em Ipojuca. Ambos começarão o domingo enfrentando dois competidores de Pernambuco que conhecem bem melhor as ondas da Praia do Cupe. Danilo Rodrigo pega Reginaldo Nascimento na primeira bateria e Phil Rajzman entra na terceira com Halley Batista.

 

O outro título brasileiro de Longboard que acabou sendo adiado foi o do Amador Adulto. O cearense Geraldo Lemos precisa no mínimo de um vice-campeonato no Mahalo Pernambuco para tirar o caneco do capixaba Robson Fraga, que foi eliminado na primeira bateria da categoria na manhã do sábado na Praia do Cupe.

 

No sábado, muitas competições aconteceram simultaneamente pelas praias de Ipojuca no maior evento esportivo das regiões Norte e Nordeste do país. O projeto recebeu total apoio do Secretário de Turismo do Governo do Estado de Pernambuco, Alberto Feitosa, e está promovendo dez modalidades esportivas. A corrida de jangadas agitou a praia de Porto de Galinhas, que também recebeu competições de Vôlei de Praia e Futevôlei durante todo o dia.

 

E na Baía de Maracaípe, foi iniciada a decisão dos títulos brasileiros da categoria Master da Confederação Brasileira de Surf (CBS), reunindo várias estrelas do passado. Um deles é o potiguar Joca Junior, único surfista da história a ser campeão brasileiro Amador, Profissional e Master. Joca estreou com vitória no Mahalo Pernambuco Summer Festival, porém não tem chances de título brasileiro neste ano.

 

“Desde os tempos de amador, já corri vários campeonatos aqui em Maracaípe e agora no Master, que é uma grande confraternização com a galera”, disse Joca Junior, que foi campeão brasileiro Amador em 1989, Profissional em 1996 e Master em 2005. “A gente vem mais pra brincar, desopilar um pouco do trabalho, mas a galera aqui não dá moleza não, tem que se esforçar muito. Eu consegui fazer uma boa bateria agora pra vencer e vamos ver como será daqui pra frente, porque o nível tá alto”.

 

Quem também começou bem foi o atual líder do principal ranking Master da CBS, para surfistas com 35 a 39 anos de idade. Como Joca Junior, o paraibano Saulo Carvalho acertou os aéreos para ganhar com facilidades a sua bateria e segue defendendo a dianteira na corrida pelo título que será decidido neste domingo. Não só o da Master, bem como o da Super Master (40 a 44 anos), da Kahuna (45 a 49 anos) e da Grand Kahuna (50 anos ou mais).

 

“Estou amarradão porque meu objetivo esse ano é ser campeão brasileiro Master para representar o Brasil e a Paraíba no Mundial da ISA em março do ano que vem no Equador”, disse Saulo Carvalho.

 

“Passei a primeira bateria e vou fazer de tudo pra fazer a final aqui amanhã (domingo). Sei que vai ser difícil porque têm muitos atletas bons, o Joca (Junior), o Fabio Silva que ta voando, o Roni Ronaldo, muita gente mesmo e o evento está de parabéns, o Geraldo (Cavalcante, organizador do evento), a Mahalo, o Governo do Estado, enfim, todos que colaboraram para realizar este grande evento”. 

 

Neste domingo, além das finais das dez modalidades esportivas do Mahalo Pernambuco Summer Festival pelas praias do Cupe, Porto de Galinhas e Maracaípe, o evento receberá uma visita ilustre neste domingo. O bicampeão mundial de ondas grandes, Carlos Burle, que é pernambucano e está captando imagens para o seu filme “Gigante pela própria Natureza”, confirmou presença na Praia do Cupe para acompanhar o último dia do Circuito Brasileiro de Longboard em Ipojuca.

 

No próximo fim de semana, dias 22 e 23, todas as atenções ficarão voltadas para o encerramento do circuito da Associação Nordestina de Surf (ANS). Além de definir o título nordestino da temporada, o Mahalo Pernambuco Summer Festival também é válido pelo ranking que vai apontar o campeão brasileiro de surfe profissional. O evento oferece a segunda maior premiação do calendário da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) neste ano, R$ 30 mil, atraindo grandes surfistas de vários estados do Sul e Sudeste do país.

 

O Mahalo Pernambuco Summer Festival é uma realização da Associação Nordestina de Surf (ANS), da Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Pernambuco e da marca baiana de surfwear, Mahalo. Também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Associação de Hotéis de Ipojuca, Blocos Teccel, Edye e ASA Classic Wear, além da Federação Pernambucana de Surf. O evento é homologado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), Associação Brasileira de Longboard (ABL) e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), com divulgação da ESPN Brasil, Canal Woohoo, Revista Fluir e Transamérica FM.

 

A transmissão ao vivo acontece nos sites Mahalo e Surfcore 

 

Programação deste domingo

 

Porto de Galinhas – Finais do Vôlei de Praia, Futevôlei e Pesca de Arremesso 

 

Praia do Cupe – Finais do Longboard Profissional e Amador da Associação Brasileira de Longboard (ABL):

 

09:00 horas – Stand Up Wave Masculino – Semifinais – 2 baterias de 15 minutos:

1.a: Carlos Bahia (SP), Roberto Vicentin (SC), Junior Manteiga (PB)

2.a: Adriano Lima (SP), Felipe Gaspar (SP), Leco Salazar (SP)

 

09:30 horas – Stand Up Wave Feminino – Semifinais – 2 baterias de 15 minutos:

1.a: Nicole Parceli (SP), Joana (PE), Atalanta Batista (PE)

2.a: Angela Bauer (RJ), Carola (BA), Mainá Thompson (RJ)

 

10:00 horas – Longboard Profissional Masculino – Quartas de Final – 20 minutos cada:

1.a: Danilo Rodrigo (SP) x Reginaldo Nascimento (PE)

2.a: Marcelo Freitas (RJ) x RV (BA)

3.a: Phil Rajzman (RJ) x Halley Batista (PE)

4.a: Carlos Bahia (SP) x Romualdo Nascimento (PE)

 

11:20 horas – Longboard Profissional Masculino – Semifinais – 20 minutos cada

 

12:00 horas –  Longboard Profissional Masculino  – Semifinais – 20 minutos cada:

1.a: Atalanta Batista (PE), Eliane Andrade (RN), Thiara Mandelli (PR)

2.a: Mainá Thompson (RJ), Silvia Pontes (PB), Marcia Costa (PE)

 

12:40 horas – Final do Stand Up Feminino – 20 minutos

13:00 horas – Final do Stand Up Masculino – 20 minutos

13:20 horas –  Final do Longboard Profissional Masculino  – 20 minutos

 

13:40 horas – Final do Longboard Amador Super Master – 20 minutos

– Linho Neto (PB), Ray Farias (PE), Ricardo Pilar (PB)

 

14:00 horas – Final do Longboard Amador Master – 20 minutos

– Junior Manteiga (PB), Johnson Jacques (PB), Niclebson Silva (RN), RV (BA)

 

14:20 horas – Final do Longboard Amador Junior – 20 minutos

– Tiago Lucas (PB), Matheus Salazar (SP), Caio Santos (PE), Douglas José (PE)

 

14:40 horas – Final do Longboard Adulto – 20 minutos

– Geraldo Lemos (CE), Felipe Lacerda (ES), Romualdo Nascimento (PE), RV (BA)

 

15:00 horas – Final do Longboard Profissional Masculino – 30 minutos

15:30 horas – Cerimônia de premiação no pódio

 

Baía de Maracaípe – Finais das categorias Master da Confederação Brasileira de Surf:

08:00 horas – Kahuna (45 a 49 anos) – Primeira Fase – 4 baterias de 20 minutos

09:00 horas – Grand Kahuna (50 anos ou mais) – Primeira Fase – 4 baterias de 20 minutos

10:40 horas – Grand Master (40 a 44 anos) – Semifinais – 2 baterias de 20 minutos

11:20 horas – Kahuna – Semifinais – 2 baterias de 20 minutos

12:00 horas – Grand Kahuna – Semifinais – 2 baterias de 20 minutos

12:40 horas – Master (35 a 39 anos) – Semifinais – 2 baterias de 20 minutos

13:20 horas – Final da Grand Kahuna – 20 minutos

13:40 horas – Final da Kahuna – 20 minutos

14:00 horas – Final da Grand Master – 20 minutos

14:20 horas – Final da Master – 20 minutos

14:45 horas – Cerimônia de premiação no pódio