A quarta etapa do Tent Beach Local Motion SP Contest 09 acontece neste final de semana (22 e 23/8) na praia de Juquehy, São Sebastião (SP).
Exclusivo para quem mora na Grande São Paulo, quem participa do circuito sabe que ele é muito mais do que uma competição.
Segundo os próprios surfistas, o desejo é aproveitar o máximo possível o final de semana na companhia de amigos.
Com isso, a participação de atletas em mais de uma categoria se tornou comum, independente do tamanho da prancha e da idade.
Alexandre Ramires, da Zona Norte, é um deles. O competidor de longboard investiu na pranchinha e correu tanto na Open como na Master na etapa de Ubatuba (SP).
“Surfei muito anos de pranchinha e voltar com o long me fez sentir de novo aquele prazer. A sensação da velocidade, a troca de borda, é tudo diferente. Virei moleque de novo”, brinca o atleta de 38 anos.
A lista de atletas inscritos em todas as categorias é grande. No ano passado, a novidade ficou por conta do longboarder Leonardo Paioli, heptacampeão em sua seletiva e hexa no Confronto Final.
Como muitos, seu começo no esporte foi com prancha pequena. “Surfava de pranchinha, mas também de longboard desde pequeno. Quando fiz 16 anos fiquei só no long. No ano passado encomendei uma biquilha e comecei a correr o campeonato. Mas o pranchão está no sangue”, defende o surfista de 33 anos.
O caminho inverso também acontece. Surfistas de shortboards passaram para os longboards e não se arrependem. Danilo Silva, da Zona Norte, se encontrou no pranchão.
“Eu acho mais fácil de long, apesar de não ser o meu foco, estou fluindo. Por ser uma prancha grande é mais fácil surfar”, garante o bicampeão Long ZN. Já na pranchinha, o resultado é outro. “Não estou me dando muito bem até por estar mais de long”, se justifica.
Jonathan Paiva, da Zona Leste, também foi fisgado pela modalidade dos pranchões. E neste ano, comemorou sua primeira vitória no SP Trials Long, na primeira etapa realizada em Maresias.
“Quando o mar está bem pequeno, eu surfo de longboard para brincar, é mais por diversão”, explica. E a brincadeira está dando certo. Em sua seletiva, na terceira etapa que aconteceu em Mongaguá, ele foi o quarto melhor no pranchão, além de vencer a Open ZL.
Desta vez é a Zona Oeste que forma sua equipe em Juquehy, surfistas de outras regiões participam no SP Trials. As categorias em jogo são Open ZO, Longboard ZO e Master ZO (para quem tem 35 anos em diante). Na divisão de acesso, SP Trials Open e SP Trials Long.
Atletas que ainda não garantiram a sua vaga têm até quinta-feira (20/8) para se inscrever. Para obter mais informações entre em contato pelo telefone (0xx11) 9527-7280.
O Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 conta com o patrocínio da Tent Beach e da Local Motion. Apoio: BHS, Glasser Future Surfboards, Surf Team, Granolas Cróqui, Própainel, Gardel, Deputado Federal William Woo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf. Para esta etapa o evento tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião e da Associação de Surf de São Sebastião.