A organização do Rip Curl Grom Search informa que todos os 112 surfistas inscritos para a etapa na praia do Tombo, no Guarujá (SP), continuam confirmados, apesar do adiamento das disputas. A competição seria realizada neste sábado e domingo (7 e 8), mas pela previsão de ondas fracas, foi transferida para o próximo final de semana (14 e 15). “Não é necessário fazer a inscrição novamente”, esclarece Silvio da Silva, o Silvério, presidente da Federação Paulista de Surf.
Ele explica, no entanto, que o atleta que quiser cancelar a sua participação no evento – e já pagou – terá o dinheiro devolvido e precisará avisar a Federação Paulista de Surf, com o envio de e-mail para inscricao@fpsurf.com.br, confirmando a desistência, no máximo, até dia 9, às 17 horas.
O atleta que confirmou inscrição e não comparecer na competição, sem o prévio cancelamento por escrito, será cobrado dessa inscrição no próximo evento dentro ou fora do seu estado. As chaves de baterias seguem as mesmas já relacionadas e podem ser conferidas no link http://www.fpsurf.com.br/eventos/15/gsh/gsh02/idxmax.php.
O Rip Curl Grom Search é disputado em quatro categorias individuais, a mirim e a feminina, para surfistas com até 16 anos, a iniciante, com limite de 14 anos, e a grommet, para atletas com no máximo 12 anos. Nessas duas últimas, os títulos da temporada serão definidos na etapa no Tombo, na soma dos resultados com a abertura do Circuito, em Garopaba/SC.
Já entre os competidores mais velhos, os seis melhores da mirim e da feminina se classificam para a decisão que selecionará os representantes brasileiros à final internacional do evento, em 2016. Eles competirão um dia antes do início da final internacional do evento, que será realizada, pela primeira vez no Brasil, na Praia de Maresias, em São Sebastião, no final de abril.
Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl, destaca que, junto com a Federação Paulista de Surf, é realizada a avaliação das ondas uma semana antes do inicio da competição, quando os gráficos apontam, com mais precisão, as condições do mar para as disputas do campeonato. “Infelizmente, o nosso esporte está sujeito às condições naturais”, diz Fernando Gonzalez.
“Reiteramos que o adiamento da etapa foi necessário e providencial, porque queremos oferecer condições mínimas aceitáveis para competição, já que estão em jogo os títulos da temporada”, reforça Fernando Gonzalez, lembrando que, além das ondas, o Rip Curl Grom Search faz valer o slogan “Muito mais do que um campeonato de surf”, com diversas atrações na areia, como brincadeiras, gincanas ecológicas e a tradicional confraternização entre atletas, pais, técnicos e comissão técnica, promovendo o espírito de camaradagem e amizade.
O 16º Rip Curl Grom Search é uma realização da Rip Curl, com patrocínios das lojas Sul Nativo e Overboard. Apoios: Jandaia, Skullcandy, GoPro, OHP Surfboards, Skygraf, prefeituras municipais de Garopaba e de Guarujá. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federação Catarinense de Surf e Federação Paulista de Surf. Divulgação: FMA Notícias e cobertura da Revista Fluir e portal Waves.