Palanque do SuperSurf de Itacaré 2003. Foto: Sandra/Wavescheck. |
Os surfistas da elite mundial do WCT foram o grande destaque desta sexta-feira no SuperSurf de Itacaré (BA). Num confronto entre duas estrelas deste grupo, o atual líder do ranking Peterson Rosa estreou com vitória sobre Danilo Costa.
Antes, Victor Ribas havia barrado o vencedor da etapa baiana no ano passado, Tânio Barreto, e Fábio Gouveia surfou o melhor tubo do campeonato para ampliar o recorde de maior nota na praia da Tiririca para 9,93.
Já o baiano Armando Daltro, vice-campeão em Itacaré em 2002, acabou superado pelo carioca Alexandre Almeida. Mas, para compensar, dois surfistas de Ilhéus despacharam dois cariocas e vão se enfrentar nas oitavas-de-final. Flávio Costa passou por Pedro Muller e Wilson Nora eliminou o atual campeão brasileiro e vice-líder do SuperSurf 2003 Leonardo Neves, também em sua estréia na competição.
“Meu conterrâneo é mais um cara que está surfando muito bem, mas quanto mais difícil para mim é mais importante, porque torna a vitória mais gostosa”, disse Wilson Nora, logo após surpreender o carioca Leonardo Neves, que vinha de uma vitória na etapa passada do SuperSurf em Ubatuba (SP).
Fábio Gouveia marcou 9,93, maior nota até o momento, ao pegar um bom tubo na Tiririca. Foto arquivo: Nilton Santos. |
Ao contrário de Wilson Nora, que superou Léo Neves por uma pequena diferença (12,50 x 11,24 pontos), Flávio Costa não encontrou muitas dificuldades para derrotar o campeão brasileiro de 1989, Pedro Muller (RJ), pelo placar de 11,50 x 5,50 pontos. Mas, as melhores apresentações na manhã da sexta-feira na praia da Tiririca ocorreram nas duas baterias realizadas antes das duas vitórias baianas.
Com notas 8,5 e 7,17, Victor Ribas acabou com as esperanças do alagoano Tânio Barreto de conquistar o bicampeonato no SuperSurf de Itacaré. Seus 16,93 pontos só foram superados por Fábio Gouveia, que tirou a maior nota do evento – 9,93 – num tubo espetacular e totalizou 16,93 pontos na disputa contra o paulista Beto Fernandes.
“Eu vi que o vento tinha dado uma acalmada e que poderiam rolar alguns tubos mais ali pra direita do palanque. Foi mais um lance de acreditar. Veio uma onda, eu peguei e vi que ela ia fechar, mas eu já estava lá dentro do tubo e direcionei a prancha para a praia e consegui sair nas últimas, na portinha. Foi show, porque quando saiu a nota foi até uma surpresa pra mim”, contou Fábio Gouveia, que quase entrou para a “Galeria Nota 10” do SuperSurf.
Peterson Rosa eliminou o companheiro de WCT Danilo Costa e segue na disputa pelo título brasileiro. Foto arquivo: Nilton Santos. |
O primeiro foi entre Peterson Rosa e Danilo Costa, com o tricampeão brasileiro e atual líder do SuperSurf 2003 levando a melhor por 13,50 x 10,76 pontos. “O mar está bem difícil, mas vi muita gente tirando notas altas. Eu consegui manter meu ritmo, fui pegando as ondas intermediárias para somar pontos e dei sorte na escolha das ondas, já que as maiores das séries estavam fechando”, explicou Peterson, que analisou a disputa pelo título brasileiro após a eliminação do Leonardo Neves.
“Para mim é um prazer estar com quase 30 anos de idade brigando pelo título com surfistas de 20, 21, 23 anos. Era como antigamente, com o Paulo Matos, Pedro Muller, Picuruta, Dadá Figueiredo, quando eu, o Neco, o Victor Ribas, o Joca Júnior começamos a aparecer para incomodar eles no circuito. Continuo na batalha em busca de mais um título e se Deus quizer faço o tetra”, falou Peterson, que reeditará a grande final da primeira etapa do SuperSurf 2003 contra o pernambucano Sávio Carneiro na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). Lá Peterson venceu e o tira-teima que ocorre neste sábado em Itacaré.
Foi encerrada há poucos minutos a última bateria da terceira rodada, que completou as oitavas-de-final. A grande surpresa nas últimas baterias do dia foi a eliminação do carioca Marcelo Trekinho, que ocupava a terceira posição no ranking brasileiro, para o paraibano Otávio Lima.
Confira abaixo as oitavas-de-final masculinas e as quartas-de-final femininas. A previsão é de que a competição reinicie às 8 horas deste sábado na praia da Tiririca.
SuperSurf 2003
Oitavas-de-final masculinas: baterias definidas
1 Odirlei Coutinho (SP) x Raphael Becker (SC)
2 Eric Miyakawa (SP) x Alexandre Almeida (RJ)
3 Fábio Gouveia (PB) x Victor Ribas (RJ)
4 Flávio Costa (BA) x Wilson Nora (BA)
5 Peterson Rosa (PR) x Sávio Carneiro (PE)
6 Dunga Neto (CE) x Anselmo Correia (RJ)
7 Renato Galvão (SP) x Otávio Lima (PB)
8 Maicon Rosa (PR) x Tadeu Pereira (SP)
Quartas-de-final femininas:
1 Tita Tavares (CE) x Alcione Silva (RN)
2 Alessandra Vieira (RJ) x Francisca Pereira (SP)
3 Taís de Almeida (RJ) x Cláudia Gonçalves (SP)
4 Silvana Lima (CE) x Jacqueline Silva (SC)