Atletas do WCT são destaques do SuperSurf baiano

Fábio Gouveia

Palanque do SuperSurf de Itacaré 2003. Foto: Sandra/Wavescheck.

Os surfistas da elite mundial do WCT foram o grande destaque desta sexta-feira no SuperSurf de Itacaré (BA). Num confronto entre duas estrelas deste grupo, o atual líder do ranking Peterson Rosa estreou com vitória sobre Danilo Costa.

 

Antes, Victor Ribas havia barrado o vencedor da etapa baiana no ano passado, Tânio Barreto, e Fábio Gouveia surfou o melhor tubo do campeonato para ampliar o recorde de maior nota na praia da Tiririca para 9,93.

 

Já o baiano Armando Daltro, vice-campeão em Itacaré em 2002, acabou superado pelo carioca Alexandre Almeida. Mas, para compensar, dois surfistas de Ilhéus despacharam dois cariocas e vão se enfrentar nas oitavas-de-final. Flávio Costa passou por Pedro Muller e Wilson Nora eliminou o atual campeão brasileiro e vice-líder do SuperSurf 2003 Leonardo Neves, também em sua estréia na competição.


“Meu conterrâneo é mais um cara que está surfando muito bem, mas quanto mais difícil para mim é mais importante, porque torna a vitória mais gostosa”, disse Wilson Nora, logo após surpreender o carioca Leonardo Neves, que vinha de uma vitória na etapa passada do SuperSurf em Ubatuba (SP).

 

Fábio Gouveia marcou 9,93, maior nota até o momento, ao pegar um bom tubo na Tiririca. Foto arquivo: Nilton Santos.
“Eu corri duas etapas neste ano e não fui muito bem. Agora, é a minha chance de poder garantir minha vaga no SuperSurf do ano que vem e uma vitória aqui pode fazer com que eu atinja esse objetivo. Vou continuar dando o gás e vamos ver no que vai dar. Boa sorte pro Chico (apelido de Flávio Costa) também amanhã”, desejou Nora.

 

Ao contrário de Wilson Nora, que superou Léo Neves por uma pequena diferença (12,50 x 11,24 pontos), Flávio Costa não encontrou muitas dificuldades para derrotar o campeão brasileiro de 1989, Pedro Muller (RJ), pelo placar de 11,50 x 5,50 pontos. Mas, as melhores apresentações na manhã da sexta-feira na praia da Tiririca ocorreram nas duas baterias realizadas antes das duas vitórias baianas.

 

Com notas 8,5 e 7,17, Victor Ribas acabou com as esperanças do alagoano Tânio Barreto de conquistar o bicampeonato no SuperSurf de Itacaré. Seus 16,93 pontos só foram superados por Fábio Gouveia, que tirou a maior nota do evento – 9,93 – num tubo espetacular e totalizou 16,93 pontos na disputa contra o paulista Beto Fernandes.

 

“Eu vi que o vento tinha dado uma acalmada e que poderiam rolar alguns tubos mais ali pra direita do palanque. Foi mais um lance de acreditar. Veio uma onda, eu peguei e vi que ela ia fechar, mas eu já estava lá dentro do tubo e direcionei a prancha para a praia e consegui sair nas últimas, na portinha. Foi show, porque quando saiu a nota foi até uma surpresa pra mim”, contou Fábio Gouveia, que quase entrou para a “Galeria Nota 10” do SuperSurf.

 

Peterson Rosa eliminou o companheiro de WCT Danilo Costa e segue na disputa pelo título brasileiro. Foto arquivo: Nilton Santos.
“Não tem problema não, porque no passado, quando não era SuperSurf, eu já tinha feito um 10 no Guarujá, no meu primeiro ano como profissional (1988), contra o David Husadel”, lembrou Gouveia, que agora irá enfrentar o amigo Victor Ribas nas oitavas-de-final do SuperSurf de Itacaré, em mais uma disputa entre surfistas da elite do WCT na Praia da Tiririca. “Vai ser um confronto entre amigos”, emendou Fabinho.

 

O primeiro foi entre Peterson Rosa e Danilo Costa, com o tricampeão brasileiro e atual líder do SuperSurf 2003 levando a melhor por 13,50 x 10,76 pontos. “O mar está bem difícil, mas vi muita gente tirando notas altas. Eu consegui manter meu ritmo, fui pegando as ondas intermediárias para somar pontos e dei sorte na escolha das ondas, já que as maiores das séries estavam fechando”, explicou Peterson, que analisou a disputa pelo título brasileiro após a eliminação do Leonardo Neves.

 

“Para mim é um prazer estar com quase 30 anos de idade brigando pelo título com surfistas de 20, 21, 23 anos. Era como antigamente, com o Paulo Matos, Pedro Muller, Picuruta, Dadá Figueiredo, quando eu, o Neco, o Victor Ribas, o Joca Júnior começamos a aparecer para incomodar eles no circuito. Continuo na batalha em busca de mais um título e se Deus quizer faço o tetra”, falou Peterson, que reeditará a grande final da primeira etapa do SuperSurf 2003 contra o pernambucano Sávio Carneiro na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). Lá Peterson venceu e o tira-teima que ocorre neste sábado em Itacaré.

 

Foi encerrada há poucos minutos a última bateria da terceira rodada, que completou as oitavas-de-final. A grande surpresa nas últimas baterias do dia foi a eliminação do carioca Marcelo Trekinho, que ocupava a terceira posição no ranking brasileiro, para o paraibano Otávio Lima.
 
Confira abaixo as oitavas-de-final masculinas e as quartas-de-final femininas. A previsão é de que a competição reinicie às 8 horas deste sábado na praia da Tiririca. 
 
SuperSurf 2003
 

Oitavas-de-final masculinas: baterias definidas

 

1 Odirlei Coutinho (SP) x Raphael Becker (SC)
2 Eric Miyakawa (SP) x Alexandre Almeida (RJ)
3 Fábio Gouveia (PB) x Victor Ribas (RJ)
4 Flávio Costa (BA) x Wilson Nora (BA)
5 Peterson Rosa (PR) x Sávio Carneiro (PE)
6 Dunga Neto (CE) x Anselmo Correia (RJ)
7 Renato Galvão (SP) x Otávio Lima (PB)
8 Maicon Rosa (PR) x Tadeu Pereira (SP)

 

Quartas-de-final femininas:

 

1 Tita Tavares (CE) x Alcione Silva (RN)
2 Alessandra Vieira (RJ) x Francisca Pereira (SP)
3 Taís de Almeida (RJ) x Cláudia Gonçalves (SP)
4 Silvana Lima (CE) x Jacqueline Silva (SC)

 

Exit mobile version