SuperSurf

Atletas embalados em Ubatuba

Marcelo Trekinho, SuperSurf 2008, Maresias, São Sebastião (SP)

Depois do vice-campeonato no WQS da praia do Forte, Marcelo Trekinho tenta entrar na briga pelo título do SuperSurf. Foto: Aleko Stergiou.

A penúltima etapa do SuperSurf 2008 começa nesta quarta-feira (9/7) na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), exatamente um mês depois da realizada em Maresias, também no litoral norte paulista. Vários surfistas que estão na estrada sem parar de competir e chegarão embalados na prova que inaugura a reta final da corrida pelos títulos brasileiros da temporada.

 

A cearense Tita Tavares já pode garantir antecipadamente a conquista do tetracampeonato, enquanto no masculino os doze primeiros vão brigar pela liderança do ranking em Ubatuba, a única cidade que nunca saiu do calendário do SuperSurf desde a criação da Divisão Principal do Circuito Brasileiro Profissional no ano 2000.

 

Do SuperSurf de São Sebastião, quase toda a elite do surf nacional partiu para a praia do Forte (BA), para disputar as etapas do WQS Masculino e Feminino, iniciada na segunda-feira, um dia depois das vitórias do catarinense Marco Polo e da cearense Tita Tavares na praia de Maresias.

 

Do Nordeste, os homens voltaram ao litoral paulista para mais uma prova do Mundial WQS no Guarujá e de lá seguiram para outra etapa na África do Sul, onde também teve competição feminina como na Bahia.

 

A bicampeã brasileira no SuperSurf em 2004 e 2005 e hoje integrante do grupo das melhores surfistas do mundo do WCT, a cearense Silvana Lima, venceu as duas e as surfistas da elite nacional foram até as semifinais. A paraibana Diana Cristina e a pernambucana Monik Santos dividiram o terceiro lugar no pódio da praia do Forte e a paranaense Bruna Schmitz repetiu este resultado na África do Sul para alcançar a terceira posição no ranking WQS, a mesma do paulista Hizunomê Bettero na Masculino.

 

Ele tinha assumido a ponta na Bahia, mas não passou nenhuma bateria depois disso e o americano Patrick Gudauskas recuperou a liderança na África do Sul. O paulista Adriano de Souza, outro ex-top do SuperSurf que hoje ocupa a quarta posição no ranking mundial do WCT, ganhou na Bahia derrotando na final um componente da divisão principal do Circuito Brasileiro, o carioca Marcelo Trekinho.

 

No Guarujá, outro carioca da elite nacional, Simão Romão, foi vice-campeão na decisão com o americano Shaun Ward. Na África do Sul, dois representantes do SuperSurf pararam nas oitavas-de-final que abriram o domingo decisivo em Durban, o carioca Pedro Henrique e o paulista Odirlei Coutinho.

 

O ubatubense Odirlei Coutinho é um dos doze surfistas com chances matemáticas de assumir a ponta do ranking no SuperSurf de Ubatuba, etapa que ele foi bicampeão em 2005 e 2006. Dividindo a nona colocação com o cearense Messias Félix, ele só consegue isso se conquistar uma terceira vitória na praia de Itamambuca e ainda assim vai depender dos resultados dos outros adversários.

 

O paraibano Jano Belo em primeiro lugar, o catarinense William Cardoso em segundo, o cearense André Silva em terceiro e o catarinense Marco Polo em quarto são os principais concorrentes.

 

Além deles, completam a lista de pretendentes ao posto de número um do SuperSurf 2008, o baiano Wilson Nora em quinto lugar, seguido pelo paulista Beto Fernandes, o carioca Gustavo Fernandes, o potiguar Danilo Costa, os nonos colocados Odirlei Coutinho e Messias Félix e ainda o catarinense Jean da Silva e o baiano Flávio Costa.

 

##
Bruna Schmitz volta embalada da África para disputar o SuperSurf em Ubatuba. Foto: Vinícius Santos .

Outros ainda podem entrar nesta lista dos candidatos ao título brasileiro que só será decidido na última etapa, de 24 a 28 de setembro na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

 

Já na categoria Feminino, a cearense Tita Tavares pode repetir o feito do ano passado e garantir por antecipação o tetracampeonato no SuperSurf de Ubatuba. A busca para igualar a marca que na história do surf brasileiro só a carioca Andréa Lopes tem, começa quarta-feira, quando a baixinha estrear contra a potiguar Krisna de Souza e a paulista Bruna Queiroz na praia de Itamambuca.

 

A única que pode lhe tirar da liderança do ranking é a paraibana Diana Cristina, que tem que vencer o campeonato e torcer para que Tita não passe das quartas-de-final. Algo improvável para quem fez três finais neste ano e ganhou duas.

 

A Volkswagen e a Nova Schin apresentam o SuperSurf 2008, o circuito nacional mais rico do mundo. Co-patocínio: Nescau, Gillette, GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Nicoboco. Apoio: Fluir. Desde a sua criação no ano 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

 

Esta quarta etapa na praia de Itamambuca também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Federação Paulista de Surf (FPS), Associação Ubatuba de Surf (AUS) e divulgação da Rádio 89 FM.

 

Quarta etapa do SuperSurf 2008

 

Triagens

 

1 Jojó de Olivença (BA), Bruno Moreira (SP), Anselmo Correia (RJ), Matheus Toledo (SP)

2 Fábio Gouveia (PB), Victor Ribas (RJ), Diego Santos (SP), Costinha (SP)

 

Primeira fase – Masculino

 

1 Davi de Jesus (SC), Guilherme Herdy (RJ), Leandro Bastos (RJ)

2 Wagner Pupo (SP), Adilton Mariano (CE), Pedro Muller (RJ)

3 Danilo Costa (RN), Angelino Santos (CE), Saulo Junior (SP)

4 Flávio Costa (BA), Guga Arruda (SC), Fabrício Júnior (RN)

5 Odirlei Coutinho (SP), Márcio Farney (CE), Hizunomê Bettero (SP)

6 Renato Galvão (SP), Yuri Sodré (RJ), Robson Gobbato (RS)

7 William Cardoso (SC), Michel Grattz (ES), Thiago de Souza (CE)

8 Marco Polo (SC), Igor Morais (RJ) + 2.o lugar das triagens

9 Jano Belo (PB), Peterson Rosa (PR) + vencedor das triagens

10 André Silva (CE), Bruno Santos (RJ), Thiago Bianchini (SC)

11 Beto Fernandes (SP), Daison Pereira (RS), Itim Silva (CE)

12 Wilson Nora (BA), Paulo Moura (PE), Simão Roeão (RJ)

13 Gustavo Fernandes (RJ), Lucinho Lima (CE), Bruno Galini (BA)

14 Marcelo Trekinho (RJ), Diego Rosa (SC), Péricles Dimitri (PR)

15 Messias Félix (CE), Fábio Silva (CE), Guilherme Sodré (RJ)

16 Jean da Silva (SC), Ricardo Ferreira (SP), Pedro Norberto (SC)

 

Primeira fase – Feminino

 

1 Taís de Almeida (RJ), Monik Santos (PE), Luana Coutinho (SP)

2 Diana Cristina (PB), Nathalie Martins (PR), Suelen Ferreira (RJ)

3 Tita Tavares (CE), Krisna de Souza (RN), Bruna Queiroz (SP)

4 Suelen Naraisa (SP), Gabriela Teixeira (RJ), Juliana Guimarães (RJ)

5 Andréa Lopes (RJ), Juliana Quint (SC), Alcione Silva (RN)

 

Exit mobile version