Willian Cardoso ficou em terceiro na categoria Júnior e foi melhor brazuca no mundial sub-18. Foto: Divulgação Quiksilver. |
Com uma campanha irretocável no mundial, os aussies encerraram a competição com todos os títulos possíveis, faturando a disputa por equipes e as categorias Júnior, Mirim e Feminino.
Os Estados Unidos finalizaram em segundo lugar, seguido pelo Brasil (3o) e Hawaii, quarta colocada entre as 23 equipes que marcaram presença no Tahiti.
Individualmente, os campeões foram os aussies James Wood (Júnior), Matt Wilkinson (Mirim) e Stephanie Gilmore (Feminino).
O catarinense Willian Cardoso ficou em terceiro na Júnior e foi o único finalista brasileiro nas ondas de até 1,5 metros que rolaram no domingo em River Mouth, Papenoo.
É a segunda vez que o atleta volta do mundial como melhor representante do time verde-amarelo. Em 2003, Cardoso foi o vice-campeão júnior em Durban, África do Sul.
O brazuca não começou bem o dia e perdeu na final da fase classificatória, indo parar na repescagem. O atleta travou um duelo acirrado com o havaiano Hank Gaskell pela segunda vaga na final e avançou atrás do norte-americano Jeremy Johnson, deixando Gaskell em terceiro e o aussie Michael Spencer em quarto.
Clique aqui e confira galeria de fotos do ISA World Junior Championships 2004
##
O time australiano comandou as ações no Tahiti. Foto: Divulgação Quiksilver. |
A final do evento foi composta pelos dois melhores da fase classificatória e os dois primeiros da repescagem.
Willian só entrou em sintonia com as ondas nos últimos minutos e não teve tempo para estragar a festa do aussie James Wood.
O yankee James Johnson foi o vice, seguido por Willian e pelo aussie Ben Dunn, defensor do título mundial da categoria.
Além de Willian Cardoso, outros atletas do time brazuca que sobreviveram até o último dia do ISA Junior foram Bruno Rodrigues, Eric de Souza e Diana Cristina.
Depois de uma brilhante performance na fase classificatória, Rodrigues foi derrotado por duas vezes no domingo e terminou a competição em quinto lugar.
O pernambucano ficou em último na final da fase classificatória e caiu para a repescagem, onde foi superado pelo aussie Julian Wilson e o norte-americano Tanner Gudauskas.
Na Júnior, Eric de Souza também não conseguiu livrar-se da repescagem e foi derrotado pelo havaiano Hank Gaskell e o norte-americano Jeremy Johnston, com o yankee Alex Gray ficando em terceiro e também dando adeus à prova. Com o resultado, Eric ficou em oitavo lugar no mundial.
Diana Cristina, de apenas 14 anos, brigou até o último instante pela vaga na final da categoria Feminino, mas foi superada pela norte-americana Karina Petroni, segunda colocada na bateria final da repescagem.
A terceira colocação no confronto fez com que “Tininha”, considerada uma das revelações do mundial, terminasse a prova na quinta posição.
Clique aqui e confira galeria de fotos do ISA World Junior Championships 2004
##
Quiksilver ISA World Junior Championships
Resultados
Categoria Júnior
1 James Wood (Aus) 12.87
2 Jeremy Johnston (EUA) 11.34
3 Willian Cardoso (Bra) 8.74
4 Ben Dunn (Aus) 6.32
Categoria Mirim
1 Matt Wilkinson (Aus) 16.30
2 Julian Wilson (Aus) 14.13
3 Joan Duru (Fra) 13.70
James Wood levou a melhor entre os juniores. Foto: Divulgação Quiksilver. |
Categoria Feminino
1 Stephanie Gilmore (Aus) 13.77
2 Karina Petroni (EUA) 13.00
3 Erica Housseini (EUA) 12.77
4 Jessi Miley-Dyer (Aus) 10.80
Equipes
1 Austrália 7021
2 Estados Unidos 5503
3 Brasil 4588
4 Hawaii 4283
Brazucas na prova
Categoria Júnior
3 Willian Cardoso (SC)
8 Eric de Souza (RJ)
23 Eduardo Fernandes (AL)
23 Júnior Faria (SP)
Categoria Mirim
5 Bruno Rodrigues (PE)
9 Jádson André (RN)
17 Giancarlo Zampieri (SC)
21 Thiago Camarão (SP)
Categoria Feminino
5 Diana Cristina (PB)
13 Nathalie Martins (PR)
19 Marina Werneck (RJ)
25 Bruna Schimitz (PR)
Clique aqui e confira galeria de fotos do ISA World Junior Championships 2004