Regras na água

Austrália limita tow in

0

Austrália concentra muitos praticantes do tow in, agora submetidos a novas regras. Foto: Potts.

A introdução do jet-ski no surf trouxe um grande avanço para o esporte. Levou big riders a surfarem ondas cada vez maiores e expandiu as limitações físicas do homem em uma onda.

 

No entanto, o surf de tow in alcançou uma imensa popularidade. Hoje ele é utilizado até mesmo quando as ondas não estão tão grandes, pois o surfista que usa deste recurso consegue obter uma grande vantagem sobre os demais.

 

No entanto, tow in e crowd é uma mistura que não combina muito e pode trazer riscos aos surfistas. Acidentes podem acontecer mais facilmente quando existem diversas pessoas na área de arrebentação.

Isso acontecia frequentemente na Gold Coast, onde foram criadas leis para limitar o uso de jet-skis e outros equipamentos como botes infláveis para auxiliar surfistas entrarem na onda quando há outros surfistas na água.

 

A principal lei estabelece um limite de 400 metros a partir das bandeiras dos salva-vidas, mas exclui as bocas de estuário e cabos em torno de Burleigh Heads e Currumbin.

 

Seu não cumprimento pode gerar uma multa, aplicada pela polícia marinha, pela coordenação de barcos e pesca ou pelo órgão de segurança marítima do estado.

 

Além de evitar a concorrência desleal, a nova lei busca acima de tudo evitar que acidentes aconteçam devido ao uso deste tipo de equipamento em meio ao crowd.

 

Portanto, ela é flexível e permite que pessoas façam tow in em dias de grandes ondulações, quando não há possibilidade de surfar na remada e consequentemente não tenha mais ninguém além dos que estão sendo rebocados.

 

Fonte Surfando na Terra do Cangurus