Austrália na rota do acesso

0

 

Neco Padaratz é o defensor do título do WQS de Newcastle. Foto: Aleko Stergiou.

Bicampeão do Quiksilver Pro, australiano Mick Fanning é o cabeça-de-chave número um do Maitland Toyota Open, que abre nesta segunda-feira a perna australiana do WQS em Newcastle, Sydney, Austrália.

 

Mas, é o brasileiro Neco Padaratz que defende o título de um dos eventos mais tradicionais da Austrália nesta semana.

 

Dezoito brasileiros estão entre os 240 inscritos na primeira das duas provas consecutivas de nível 4 estrelas, que valem  1,5 mil pontos e rolam em New South Wales.

 

No entanto, a participação verde-amarela

Simão Romão também está no páreo por uma vaga no WCT. Foto: Aleko Stergiou.

aumenta no primeiro 6 estrelas ‘prime location’ de 3 mil pontos que fecha a passagem do WQS pela Austrália nas poderosas ondas de Margaret River.

 

Por enquanto, as etapas mais importantes foram as da perna brasileira de verão da ASP South America. A renovada perna australiana promove ainda provas femininas também decisivas na corrida pelas vagas para a divisão de elite.

 

Em Margaret River, rola o primeiro 6 estrelas das meninas neste ano e em Newcastle será disputada a terceira etapa do WQS Feminino, segunda de nível 5 estrelas na Austrália.

 

Oito brasileiras estão inscritas em Newcastle, sem contar a cearense Silvana Lima, que está na lista de espera por não ter feito inscrição dentro do prazo. Ela seria uma das principais cabeças-de-chave da competição, assim como o catarinense Neco Padaratz.

 

Foi em Newcastle que Neco iniciou a caminhada para recuperar a vaga no WCT com uma vitória incrível desde a primeira fase da triagem. Foram doze baterias disputadas em diferentes condições do mar para conquistar o título derrubando vários australianos pelo caminho.

 

Só não venceu uma, na rodada de estréia dos cabeças-de-chave contra Trent Munro, mas depois despachou o ídolo Mark Occhilupo nas oitavas e tirou mais dois australianos nas baterias homem-a-homem até derrotar o último deles, Jarrad Howse, na final.

 

Neco é o único que estreou no WCT 2007 na Gold Coast e que competirá em Newcastle. O campeonato homenageia o tetracampeão mundial Mark Richards. No entanto, muitas estrelas preferiram voltar para casa ou treinar para a segunda etapa do WCT no início de abril em Bells Beach.

 

Caso do carioca Raoni Monteiro, nono colocado no Quiksilver Pro. Outro exemplo é o também carioca Leonardo Neves, que mandou bem em Newcastle no ano passado, mas sentiu o joelho em sua bela estréia na elite e optou por não arriscar.

 

Certamente, alguns deixaram para participar apenas do primeiro 6 estrelas ‘prime’ de três mil pontos do WQS, que fecha a perna australiana nos dias 26 de março a 1 de abril em Margaret River, no West Australia.

 

##

 

Jean da Silva é o melhor brasileiro no ranking do WQS. Foto: Aleko Stergiou.

Além do defensor do título em Newcastle, 17 brasileiros disputam US$ 75 mil e 1,5 mil pontos do Maitland Toyota Open até domingo em Merewether Beach.

 

Na segunda-feira, dia 19, já começa o outro 4 estrelas que vai até o dia 25 em Soldiers Beach, também em New South Wales.

 

O espanhol Aritz Aranburu saiu das ondas da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE) liderando a classificação geral das quatro primeiras etapas do WQS 2007.

 

Aranburu soma três resultados, pois participou também da prova de abertura da temporada

Heitor Alves briga por uma vaga no WCT 2008. Foto: Aleko Stergiou.

nos Estados Unidos.

 

Os brasileiros só disputaram duas e cinco aparecem entre os 15 – indicados para completar a elite mundial antes das três provas da perna australiana.

 

Os finalistas do primeiro 6 estrelas do ano, o carioca Simão Romão e o cearense Pablo Paulino, respectivamente campeão e vice do Mormaii Costão Pro, dividem o oitavo lugar. O melhor é o catarinense Jean da Silva em quinto.

 

Brasileiros inscritos no Maitland Toyota Open

 

Cabeças-de-chave do round 64 ? 7a fase Neco Padaratz (SC), Heitor Alves (CE), Odirlei Coutinho (SP), Simão Romão (RJ), André Silva (CE) e Jean da Silva (SC)

 

Round 96 – pré-classificados da 6a fase Marcelo Nunes (RN), Yuri Sodré (RJ), Hizunomê Bettero (SP) e Pablo Paulino (CE)

Round 128 – 5a fase Leandro Bastos (RJ)
Round 160 ? 4a fase Marcos Pastro (SC)
Round 192 ? 3a fase Wiggolly Dantas (SP)
Round 224 ? 2a fase Jorge Spanner (RJ), Tiago Camarão (SP), Patrick Tamberg (FN), Milton Morbeck (RJ) e Emerson Piai (SP)

 

Brasileiras inscritas no Minori Pro

 

Cabeças-de-chave do round 48 ? 2a fase Jacqueline Silva (SC), Taís de Almeida (RJ), Cláudia Gonçalves (SP), Suelen Naraísa (SP) e Juliana Quint (SC)

Round 60 ? 1a fase Diana Cristina (PB), Bruna Schmitz (PR) e Marina Werneck (SC).

 

Ranking WQS 2007 ? 4 etapas

 

1 Aritz Aranburu (Esp) 3.750 pontos
2 Shea Lopez (EUA) 3.625
3 Ben Bourgeois (EUA) 3.275
4 Gabe Kling (EUA) 3.251
5 Patrick Beven (Fran) 3.250
5 Drew Courtney (Aus) 3.250
5 Jean da Silva (Bra) 3.250
8 Simão Romão (Bra) 3.063
8 Pablo Paulino (Bra) 3.063

10 Yuri Sodré (Bra) 2.925
11 Nathaniel Curran (EUA) 2.882
12 Leandro Bastos (Bra) 2.751
13 Roy Powers (Haw) 2.675
14 Mikael Picon (Fran) 2.575
15 Asher Nolan (EUA) 2.507
16 Chris Davidson (Aus) 2.500
16 Kirk Flintoff (Aus) 2.500
16 Tiago Pires (Port) 2.500
16 Marcelo Trekinho (Bra) 2.500
20 Kekoa Bacalso (Haw) 2.438