Australianos fazem festa no Sul

Taj Burrow durante a etapa de 2004 na praia da Vila, Imbituba (SC)

Taj Burrow decolou rumo ao título do Nova Schin Festival 2004. Foto: Karen / ASP.
Numa final 100% australiana, Taj Burrow deu um show nas ondas da praia da Vila para bater Tom Whitaker e conquistar o Nova Schin Festival 2004.

 

Confira cobertura completa do Nova Schin Festival WCT 2004.
 
Pela vitória, Taj Burrow embolsou US$ 30 mil, além de 1.200 pontos no ranking da temporada. Esta foi a quarta vitória de Taj Burrow no WCT.

 

Antes ele venceu no Rio de Janeiro em 2002 e 1999, além de ter conseguido um título na Austrália também em 1999.

 

 

Tom Whitaker disputou sua primeira final no WCT. Foto: Ricardo Mega.
O time verde-amarelo foi parado nas semifinais, com os wildcards Renan Rocha e Tânio Barreto empatados na terceira posição.

 

Para subir ao lugar mais alto do pódio em Imbituba, Taj Burrow literalmente destruiu Tom Whitaker. Taj abriu a final mandando uma série de batidas e rasgadas numa esquerda para receber 8.50 dos juízes.
 
Enquanto Whitaker boiava na água, Taj ia dropando tudo que aparecia pela frente e dando show para o público. Em sua melhor onda na final, o aussie mandou um rasgadão, botou velocidade e mandou um aéreo 360 animal na junção.
 
A galera foi ao delírio e Taj conseguiu 9.33 pontos para deixar Whitaker em combination. O campeão ainda se deu ao luxo de completar outro belíssimo aéreo 360 e descartar uma nota 8.00.
 
“Quando vi o Taj pegar aquela esquerda irada no início, fiquei logo preocupado. Sabia que ele começaria a voar de tudo quanto é jeito nas ondas seguintes”, revelou Whitaker, que disputou sua primeira final no circuito.
 
Nas semifinais, Taj Burrow eliminou Tânio Barreto, enquanto Tom Whitaker passou por Renan Rocha, que repetiu a terceira posição obtida no Nova Schin Festival 2003.
 
Depois de baterem Fábio Gouveia e Nathan Hedge nas quartas-de-final, Renan e Tânio não encontraram nada no outside durante a semi e encerraram a participação brazuca em Imbituba.
 
As boas condições apresentadas pela Vila nos dois últimos dias não se repetiram nesta terça-feira. O swell perdeu força e o vento nordeste prejudicou a formação das ondas.
 
Em séries de meio a 1 metro e bastante demoradas, muitas baterias foram decididas melancolicamente. No confronto entre Hedge e Tânio durante as quartas, a primeira onda só foi surfada depois de 15 minutos de bateria.
 
Também pelas quartas, Kelly Slater e Peterson Rosa foram eliminados em baterias com pouquíssimas ondas. O hexacampeão mundial caiu diante de Taj Burrow, enquanto Peterson foi uma das vítimas da zebra Tom Whitaker.

Com o resultado, Peterson Rosa segue como o melhor brazuca no WCT 2004. O atleta agora ocupa a nona posição no ranking.


Além de Peterson, Slater e Hedge, outro que caiu nas quartas-de-final foi Fabinho Gouveia, que levou a pior numa disputa eqüilibrada com Renan Rocha na primeira bateria do dia.
 
Com o encerramento do Nova Schin Festival 2004, o Hawaii passa a ser o centro das atenções. A tradicional tríplice coroa havaiana tem início no próximo dia 12 de novembro, com a praia de Haleiwa recebendo o Vans Hawaiian Pro, etapa de nível 6 estrelas do WQS.
 
Em seguida, os atletas encaram outro evento de nível máximo do WQS, desta vez o O’Neill World Cup of Surfing, em Sunset Beach. A tríplice coroa termina na temida bancada de Pipeline, palco do Rip Curl Pipeline Masters, última etapa do WCT.

 

Exit mobile version