Bacalso atropela em Narrabeen

Kekoa Bacalso, Billabong World Junior Championships, North Narrabeen, Sydney, Austrália

Kekoa Bacalso arrepia nas ondas de Narrabeen e garante o título mundial. Foto: ASP World Tour.com / Tostee.
Sete anos depois da conquista de Andy Irons, o Hawaii voltou a comemorar um título mundial na categoria Pro Júnior da ASP com Kekoa Bacalso.

 

O surfista de 20 anos arrebentou nas ondas de 1 metro nesta sexta-feira em North Narrabeen.

 

Ele só teve um pouco mais de trabalho para superar o também havaiano Hank Gaskell na semifinal, mas atropelou o taitiano Michel Bourez surfando apenas três ondas na grande final.

 

O catarinense Jean da Silva também fez bonito no último dia do Billabong World Junior Championship 2005 em Sydney.

 

Carregou a esperança de um terceiro título

Kekoa comemora a conquista do título para o Hawaii. Foto: ASP World Tour.com / Tostee.

consecutivo do Brasil até a semifinal, quando foi barrado por Bourez.

 

Ele terminou em terceiro lugar na classificação geral e o defensor do título Pablo Paulino perdeu em sua estréia na sexta-feira para o sul-africano Damien Fahrenfort nas oitavas-de-final e acabou na nona colocação.

 

O cearense só surfou sua melhor onda nos minutos finais da bateria, porém a nota 6,83 recebida não foi suficiente para Paulino reverter o resultado.

 

Faltou uma segunda onda neste nível para ele superar as notas 7,33 e 5.17 que Damien Fahrenfort somou no placar que acabou encerrado em 12,50 x 11,76 pontos.

 

Já o catarinense Jean da Silva conseguiu achar boas ondas contra o perigoso surfista da Ilha Reunião, Jeremy Flores. Ele assumiu a ponta com uma nota 7,83 em sua terceira apresentação, Flores respondeu com uma 7,13, mas Jean logo deu o troco e com uma nota 6,67 garantiu a vitória por 14,50 x 13,30 pontos, seguindo para enfrentar o neozelandês Bobby Hansen nas quartas-de-final.

 

Novamente escolhendo bem as ondas, o atual campeão catarinense ampliou a vantagem com rasgadas e batidas com muita pressão e estilo. Começou com uma nota 5, na seqüência ganhou 6 pontos, em outra melhor ainda recebeu nota 7,93 e ainda tirou um 7,00 para liquidar seu adversário com uma folgada diferença de 14,93 x 8,83 pontos.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos do Billabong World Junior Championships

 

##

 

Jean da Silva é o melhor brasileiro em North Narrabeen na terceira posição. Foto: ASP World Tour.com / Tostee.

Só faltava mais uma bateria para colocar o Brasil pela terceira vez seguida na final do Mundial Pro Junior.

 

No entanto, a sorte em pegar as melhores ondas mudou de lado na semifinal e o taitiano Bourez imprimiu um forte ritmo desde o início da bateria.

 

Em suas três primeiras ondas recebeu notas 6,67, 8,67 e 6,27, contra 2,00, 0,43 e 5,67 do brasileiro. Bourez ainda melhorou sua pontuação com uma nota 6,97 para totalizar 15,64 pontos.

 

Jean da Silva lutou até o fim, porém o máximo que conseguiu foi uma nota 6,67 e acabou eliminado com 12,67 pontos, dividindo o terceiro

Campeão em 2004, Pablo Paulino fica em nono lugar. Foto: ASP World Tour.com / Tostee.
lugar no pódio do Billabong World Junior Championship com o havaiano Hank Gaskell.

 

Gaskell foi o adversário mais difícil de ser batido pelo novo campeão mundial Kekoa Bacalso. Ele começou o dia derrotando o australiano Dion Agius por 12,00 x 9,47 pontos nas oitavas-de-final.

 

Nas quartas eliminou o sul-africano Damien Fahrenfort com o largo placar de 16,00 x 9,50 pontos.

 

No confronto havaiano com Gaskell, ele teve mais paciência para aguardar as melhores ondas nas já não muito boas condições do mar e garantiu a vitória com notas 6,83 e 7,40 nas duas últimas das quatro que pegou durante toda a bateria. O placar foi o mais apertado para ele: 14,23 x 13,10.

 

Na grande final utilizou a mesma tática e foi ainda mais criterioso, pegando somente três ondas para derrotar o taitiano Michel Bourez com notas 5,50, 8,67 e 7,33. Somou as duas últimas para colocar seu nome na galeria dos campeões mundiais da categoria para surfistas com até 21 anos com 16,00 x 8,34 pontos.

 

Ele é o segundo havaiano da lista que tem ainda o australiano Joel Parkinson, único bicampeão, e os brasileiros Pedro Henrique (2000), Adriano de Souza (2003) e Pablo Paulino (2004). Já a australiana Jessi Miley-Dyer faturou o primeiro título feminino da história do Mundial Pro Junior da ASP.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos do Billabong World Junior Championships

 

Resultados

 

1 Kekoa Bacalso (Haw)
2 Michel Bourez (Tah)

3 Jean da Silva (Bra)
3 Hank Gaskell (Haw)
5 Damien Fahrenfort (Afr)
5 Bobby Hansen (NZ)
5 Aritz Aranburu (Esp)
5 Alex Gray (EUA)
9 Pablo Paulino (Bra)
17 Thiago Camarão (Bra)
17 Tomas Hermes (Bra)
17 Leandro Bastos (Bra)
17 Eduardo Rollins (Bra)
33 Giancarlo Zampieri (Bra)

 

Galeria de campeões mundiais

 

1998 – Andy Irons (Haw)

1999 – Joel Parkinson (Aus)

2000 – Pedro Henrique (Bra)

2001 – Joel Parkinson (Aus)

2002 – não teve evento

2003 – Adriano de Souza (Bra)

2004 – Pablo Paulino (Bra)

2005 – Kekoa Bacalso (Haw) e Jessi Miley-Dyer (Aus)


 

 

 

Exit mobile version