Bahia recebe segunda etapa do SuperSurf

Tiririca, pico clássico do sul da Bahia, é uma das praias maneiras do Waves Check

#Depois de abrir a temporada com grande sucesso nas ondas tubulares de 2 metros na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), o SuperSurf 2002 segue agora para outro local de grande potencial de ondas do litoral brasileiro.

A cidade de Itacaré, no Sul da Bahia, foi escolhida para sediar a segunda etapa da temporada e vai estrear no cenário nacional de competições nos dias 22 a 26 deste mês.

Antes marcada para a praia do Cupe, em Porto de Galinhas, Ipojuca (PE), a transferência da única prova nordestina do SuperSurf 2002 para a Bahia foi confirmada neste final de semana.

Ondas fortes e rápidas são as principais características para o próximo desafio dos 64 melhores surfistas do país. 46 atletas disputam R$ 80 mil na categoria masculina; além de 16 meninas na briga por mais R$ 20 mil em prêmios.

Como em todas as seis etapas da temporada, uma vitória vale 1.000 pontos no ranking.

A decisão pela mudança de local foi anunciada por Evandro Abreu, gerente de produtos do Grupo Abril, que organiza a divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional com o patrocínio da Volkswagen Saveiro, carro que os campeões brasileiros receberão de prêmio neste ano.

Ele também já confirmou que esta segunda etapa do SuperSurf 2002 conta com o co-patrocínio da Hang Loose e terá um fundamental apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré e da Federação Baiana de Surf (FBS). Muito satisfeito com o que viu em Itacaré, Evandro está confiante na realização de mais um grande evento.

?Começamos a temporada 2002 com chave-de-ouro em São Sebastião e Itacaré tem tudo para também realizar uma prova histórica no circuito brasileiro?, acredita Evandro Abreu.

?A Bahia é um dos estados que têm as melhores ondas do Nordeste e Itacaré é um lugar especial, de forte envolvimento com o esporte e que possui várias praias com grande potencial de ondas?, destacou o dirigente, por telefone, quando ainda no Aeroporto de Ilhéus, depois de passar dois dias em Itacaré.

?Senti que a expectativa da cidade, da Prefeitura, dos empresários, de todos, é de promover um grande campeonato. Mas, é preciso destacar que o maior responsável pelo retorno da Bahia à elite nacional é Adalvo Argolo (presidente da FBS), que está batalhando por este projeto desde o ano passado?, ressaltou Evandro.

Itacaré ? Cidade de aproximadamente 20 mil habitantes, com cerca de 60% da população residindo na área rural, que ocupa uma área de 746 Km2 e está localizada na Costa do Cacau, 530 Km ao Sul de Salvador e 70 Km ao Norte de Ilhéus.

Os índios Pataxós foram os primeiros habitantes. O povoado virou município de São Miguel da Barra do Rio de Contas em 1732 e, em 1931, recebeu o nome de Itacaré.

Antigo porto do comércio de cacau, a cidade hoje vive da pesca e do turismo, com o surfe sendo o principal responsável pelo crescimento turístico. Desde os anos 70, os baianos já se embrenhavam pelos árduos caminhos que levavam às ondas perfeitas de Itacaré.

Somente em 1998 foi concluída a pavimentação dos 70 Km do trecho da estrada BA-001 que liga Itacaré à Ilhéus, principal município do litoral Sul da Bahia

A praia da Tiririca será praia-sede do SuperSurf 2002, onde ficará estacionado o motor-home com toda a estrutura do evento. Distante apenas um quilômetro do centro de Itacaré, localiza-se no meio de uma praia dividida por Resende ao Norte, e pela praia da Costa ao Sul. Produz ondas fortes e rápidas, é considerada como o melhor pico de ondas da Bahia e um dos locais mais constantes do País.

O SuperSurf 2002 é uma promoção da Abril Eventos e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), com patrocínio da Volkswagen e divulgação da MTV. Esta segunda etapa tem a Hang Loose como co-patrocinadora e apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré e Federação Baiana de Surf (FBS).

Todas as informações do SuperSurf 2002 estão disponíveis nos sites www.abrasp.com.br e www.supersurf.com.br .

Exit mobile version