SupClub

Bahia SUP Race Pro – Balanço da etapa e galeria de imagens

Bahia SUP Race Pro. Foto: Luciano Meneghello / SupClub

Por Luciano Meneghello

bela paisagem da Grande Laguna da praia do condomínio Quintas do Sauípe da Odebrecht, foi palco no último sábado, 03, da quarta etapa do circuito brasileiro de SUP race. O Bahia SUP Race Pro reuniu a nata do esporte, feras locais e um grande número de amadores e admiradores. Quem também marcou presença foi a galera do programa Zona de Impacto, da Sportv, que acompanhou as disputas de todas as categorias. A apresentadora Mariana Cartier ainda participou da prova de Fun Race, fazendo sua estreia na categoria. O programa deve ir ao ar nas próximas semanas.

Com cerca de 100 atletas inscritos, as disputas começaram às 11h com as provas Kids e Junior. Disparado a mais divertida e emocionante de todas as categorias. A garotada mobiliza famílias inteiras na torcida e é muito legal observar que muitos competidores estão trazendo seus filhos para o mundo do SUP. Não por acaso, Guilherme Cunha e Guilherme batista, vencedores respectivamente das categorias kids e junior, são filhos de competidores.

Após esse momento “família”, foi a vez dos marmanjos fazerem força. O dia de céu azul e pouco vento, somados à calmaria das águas da laguna, indicavam que esta seria uma prova onde o preparo físico seria a ferramenta mais utilizada pelos remadores. 

Quando eram pouco mais de meio dia, as categorias Race Elite 12’6″, 14′, Unlimited, Fun Race e Paddleboard se alinharam na linha de largada. Como já está virando tradição, Robson Careca, que compete na categoria SUP adaptado, foi o primeiro a largar sendo muito aplaudido por competidores e público presente. Em seguida, foi as vez das categorias Race Elite, 14′, Unlimited e Paddleboard largarem e, por fim, a Fun Race. 

Paulo dos Reis, o “Paulão” e Rafael Leão dispararam na frente, seguidos por um pelotão ainda embolado formado por Vinnicius Martins, Antonio Bonfá, Alex Araujo, André Torelly, Américo Pinheiro, Gabriel Vilarinho, André Paiva e Mario Cavaco. Entre as mulheres, Lena Ribeiro e Barbara Brazil aternavam a primeira colocação a todo momento, remando praticamente juntas.

Em seguida, vinham os competidores das categorias amadoras, a Fun Race, onde os remadores de Sergipe teveram uma grande participação. Destaque para Joao Paulo Figueiredo, Gabriel Coelho da Silva e Filippo Paulini, todos competindo por Sergipe, respectivamente primeiro, segundo e terceiro colocados na Fun Race 12’2″. No feminio, vitória de Marly Pires, de Goiás, enquanto a Fun Race 10’6″ foi vencida por Cristovao Lino, de RJ, no maculino, e Janaina Santos, de PE, no feminino.

Na profissional, era grande a expectativa sobre quem levaria a etapa. Com a ausência de Luiz Carlos Guida, o”Animal”, que não conseguiu chegar a tempo por conta da sua participação nas provas do Havaí, uma lacuna foi aberta. Sorte de Paulo dos Reis, Mario Cavaco e Vinnicius Martins, seus adversários diretos na briga pelo título, todos com pontuação muito próxima uns dos outros. Com o sistema de descartes, que poderá ser utilizado em até três etapas caso as nove que estão previstas no calendário 2013 se realizem, cada etapa torna-se importante e permite, inclusive que remadores que estão nas posições seguintes do ranking, como Gabriel Vilariho e Américo Pinheiro, surpreendam e estraguem a festa daqueles que estão à frente do ranking.

Mas, o que se viu em Sauípe foi que o atual líder do rankig, Paulo dos Reis, está em uma fase muito boa. Super focado, não deu chance para seus adversários e soube aprovitar muito bem uma prova que era a sua cara, chegando praticamente junto de Rafael Leão, que competia na 14′, com uma boa margem sobre o segundo colocado, Mario Cavaco, que largou muito mal, mas fez uma recuperação incrível ao longo da disputa.

Com duas vitórias na temporada, Paulão agora fica em uma situação confortavel na liderança do rankig, mas os dados ainda estão rolando e seus adversários estão dispostos a brigar pelo título até a última etapa, como é o caso, por exemplo, de Vinnicius Martins, local de Búzios, RJ, que viajou praticamente direto do Havaí, onde teve uma participação brilhante na M2O e foi o terceiro colocado, mostrando muita raça e disposição para encarar os 16Km debaixo do sol forte da Bahia. 

Na elite feminino, Lena Ribeiro, de Arraial do Cabo (RJ), foi a primeira colocada seguida por Babi Brazil, de Salvador (BA), em uma chegada emocionante, com menos de dez segundos de vantagem entre a primeira e a segunda colocada. Devido ao sistema de descartes, Lena Ribeiro, mesmo com a vitória, permanece na terceira posição o ranking feminino, enquanto Barbara Brazil, com o segundo lugar na etapa, assume a liderança do circuito feminino, mas precisa de boas colocações nas etapas seguintes para se manter no topo.

Na 14′, o primeiro remador a cruzar a linha de chegada foi Rafael Leão, de São José dos Campos, seguido por Alex Araujo, de Fortaleza, enquanto André Torelly, de Porto Alegre, foi o vencedor da categoria Unlimited. 

Nas divisões da Elite 12’6″, antonio Bonfá, o Totó, fez uma ótima prova sagrando-se vencedor da Master. Sua chegada lhe rendeu ainda a quarta colocação na Elite Open 12’6″ assim como o vice-campão da Master, Américo Pinheiro, que foi o quinto colocado da Elite Open 12’6″, conquistando importantes pontos em ambas categorias.

Já a Grand Master foi vencida pelo legend Neno Matos, de Guarujá, SP, seguido por Marco Gorayeb, de Brasília.

O Bahia SUP Race Pro também contou pontos para o Circuito Baiano de SUP Race. A próxima etapa do circuito brasileiro está marcada para os dias 13 ao 15 de setembro em Vitória, ES. 

RESULTADOS OFICIAIS

Clique aqui e confira os resultados oficiais de todas as categorias.

 

 

Exit mobile version