Baianas dão show na abertura do Señoritas

0

Fabiane Ribeiro venceu a Open na primeira etapa do Circuito Señoritas de Surf Feminino 2005. Foto: Fábio Medeiros.
A etapa de abertura do Circuito Señoritas de Surf Feminino 2005 foi abençoada por um sol brilhante e bom público na praia de Jaguaribe, em Salvador (BA).

 

No último sábado, as garotas do surf baiano compareceram em massa e preencheram as 32 vagas disponíveis nas categorias Open e Iniciante. A Longboard teve a participação de oito atletas.

 

Com a praia de Jaguaribe dominada pelas atletas, a prova teve início às 8h30 com uma palestra ministrada pelo Dr. Marcos Palmeira, especialista em Quiropraxia, técnica que busca a saúde integral através do realinhamento da coluna.

Carla Circenis ficou com o título entre as longboarders. Foto: Fábio Medeiros.

 

Além da aula teórica, Palmeira ainda prestou atendimento quiroprático para as atletas enquanto as primeiras baterias iam para a água.

 

As baterias rolaram em ondas de até 1 metro e formação regular. Na categoria Open, Fabiane Ribeiro arrebentou e subiu ao lugar mais alto do pódio.

 

Suas adversárias na final foram a itacareense Érica Prado (2a), a ilheense Aline Chaves (3a), que atualmente reside em Itacaré, e a atleta Renata Tambon (4a), de Villas do Atlântico. 

 

Érica Prado foi uma das revelações da etapa e terminou a competição como a autora da maior nota, 6.83 pontos.

 

A Iniciante foi vencida por Lorhana Melo, que deixou para trás a destaque Camila “Cotozinha” (2a), Isbela Trigo (3a) e Liliana Colman, quarta colocada.

 

Carla Circenis castigou as ondas de Jaguaribe para faturar a Lonbgoard. Numa bateria muito difícil, Circenis bateu Aline Chaves (2a), Uceli Cardoso (3a) e Carla Leitão (4a).

 

A premiação foi de kits e troféus aos finalistas. Além desses prêmios, as vencedoras saíram da praia de Jaguaribe com bolsa trimestral no Centro de Terapia em Surf (campeã iniciante), prancha Keahana shapeada por Hilton Issa (campeã open) e bolsa trimestral na Academia Hangar 45 (campeã longboard).

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos da etapa.

 

 

##

Finalistas na categoria Iniciante. Foto: Fábio Medeiros.
Antes das finais, a ONG Jogue Limpo apresentou seu trabalho de conservação das praias e desenvolveu atividade de reciclagem, produzindo vários brinquedos que foram distribuídos entre o público infantil.


O Circuito Señoritas de Surf Feminino surgiu da idéia de movimentar este segmento no Estado, buscando oferecer uma estrutura onde as atletas sejam priorizadas com uma boa premiação e baixo custo de inscrição.

 

“O astral foi muito bom, ficamos felizes com a adesão das atletas ao projeto e elas também estavam muito felizes por desfrutarem de um

Aline Chaves foi vice no Longboard e terceira na Open. Foto: Fábio Medeiros.
evento feito para elas”, comemora Maíra Azevedo, que organiza o circuito junto com Ana Paula Gatis.

 

“Já estamos pensando em aumentar o número de vagas para as próximas etapas, pra ninguém ficar de fora. Valeu a pena todo o trabalho e agradecemos muito aos apoiadores, que acreditaram no projeto”, conclui Maíra.


A organização da Señoritas foi bastante elogiada. Para uma iniciativa inédita, a expectativa de inscrições nas categorias Open e Iniciante foi superada, com o número total de vagas preenchido até a véspera do evento.

 

Algumas meninas que deixaram para se inscrever de última hora acabaram ficando sem correr. O comentário geral era o número de atletas desta modalidade reunidas num único evento na Bahia.

 

A supervisão técnica do Centro de Terapia em Surf, coordenada pelo surfista profissional Bruno Pitanga, foi exemplar, sempre prestando orientações e esclarecimentos às atletas e com um trabalho muito bem feito pela comissão formada por atletas voluntários como Armando Daltro, André Teixeira, Felipe Freitas e Augusto Boni, além do próprio Bruno Pitanga (juízes), Thiago França (somador), Carlos Abdalla, diretor técnico da Federação Baiana de Surf (locutor), e Davi da Hora, do corpo Salvamar (segurança d?água).

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos da etapa.

 

 

##

Érica Prado foi uma das revelações da etapa. Foto: Fábio Medeiros.
A primeira etapa do Circuito Señoritas de Surf Feminino 2005 foi uma realização da marca Señoritas e contou com o apoio das pranchas Hilton Issa, Keahana, Superintendência do Meio Ambiente de Salvador, Surf Spot, Hang Loose, Sex Wax, A Ponto Comunicação Visual, Clínica da Coluna, Academia Hangar 45 e Associação Brasileira de Surf Feminino.


Atividades-extra desenvolvidas: Quiropraxia (Dr. Marcos Palmeira) e Reciclagem (ONG Jogue Limpo)

 

Resultados


Renata Tambon mandou bem para ficar em quarto lugar na Open. Foto: Fábio Medeiros.
Iniciante

 

1 Lorhana Melo
2 Camila ?Cotozinha?
3 Isbela Trigo
4 Liliana Colman

 

Open


1 Fabiane Ribeiro
2 Erica Prado
3 Aline Chaves
4 Renata Tambon

 

Longboard


1 Carla Circenis
2 Aline Chaves
3 Uceli Cardoso
4 Carla Leitão

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos da etapa.