Flávio Costa venceu a disputa pela primeira vaga no evento principal. Foto arquivo: Ricardo Macario. |
As ondas abaixaram um pouco, mas continuaram apresentando boas condições com 1 metro de altura. Defendendo a quinta colocação no ranking brasileiro, o ilheense Flávio Costa venceu a disputa pela primeira vaga no evento principal e ainda recebeu uma ajuda do conterrâneo Wilson Nora, que derrubou o número 4 do SuperSurf 2003 Lucinho Lima.
Os 100% de aproveitamento foram garantidos pelos soteropolitanos Armando Daltro e Cristiano Spirro, que também venceram suas baterias. Nesta sexta-feira estréiam os cabeças-de-chave da competição, lista que inclui os líderes da corrida pelo título de campeão brasileiro da temporada Peterson Rosa, Leonardo Neves e Marcelo Trekinho.
O convidado Wilson Nora despachou o quarto colocado do ranking Lucinho Lima e favoreceu o conterrâneo Flávio Costa. Foto: Divulgação Super Surf. |
Duas baterias depois, o também ilheense Wilson Nora, que está competindo como convidado, derrubou o quarto colocado no ranking do SuperSurf 2003, o cearense Lucinho Lima, que pela primeira vez na temporada é eliminado logo em sua estréia.
“Dei sorte de pegar dois tubinhos, mas o Lucinho é um cara que eu admiro bastante e até torço para que ele seja o campeão brasileiro. Mas, competição é assim mesmo, um tem que passar”, falou Nora, que deve continuar enfrentando os líderes do ranking.
Na disputa seguinte, Armando Daltro completou os 100% de aproveitamento da Bahia ao derrotar o carioca Bruno Santos. Mandinho é um dos cinco surfistas que vieram direto do WCT da Califórnia (EUA) para competir no SuperSurf de Itacaré, prova que ele foi vice-campeão no ano passado.
Top 45 do WCT, Armando Daltro fechou os 100% de aproveitamento dos baianos no segundo dia da prova. Foto arquivo: Nilton Santos. |
Já o grande confronto do dia ocorreu na 11a bateria da terceira fase, envolvendo dois surfistas do Rio de Janeiro, Victor Ribas e Raoni Monteiro. Os dois vêm de excelentes resultados no Circuito Mundial e procuram melhorar suas colocações no ranking brasileiro do SuperSurf 2003.
Numa disputa muito acirrada, Ribas conseguiu vencer por uma pequena diferença – 13,20 x 12,24 pontos – graças à uma nota 7,67 recebida em sua oitava onda surfada na bateria.
Estrutura do SuperSurf na praia da Tiririca, em Itacaré. Foto: Sandra/Wavescheck. |
“Tenho que aproveitar este momento que a minha estrela brilhando para tentar um bom resultado aqui e também na última etapa para melhorar minha posição no ranking “, completou o 31a colocado no SuperSurf 2003.
Os dois vivem uma situação parecida, com Raoni Monteiro ocupando um modesto 33o lugar na classificação geral, apesar do bom momento no circuito mundial. Ele venceu a etapa do WQS de nível 6 estrelas há duas semanas no Japão, que praticamente lhe garante uma vaga na elite do WCT do ano que vem.
Trailer do SOS Praias marca presença na etapa. Foto: Sandra/Wavescheck. |
Raoni também fez bonito na quarta-feira, quando totalizou imbatíveis 17,43 pontos de 20 possíveis em sua primeira apresentação no SuperSurf de Itacaré.
“Infelizmente, as ondas não estavam tão boas como ontem (quarta-feira) nessa bateria. Agora vou precisar passar mais baterias lá em Saquarema (onde mora) para tentar subir no ranking para me manter no SuperSurf, pois lá fora eu praticamente já atingi meu objetivo, que era entrar no WCT”, disse Raoni.
SuperSurf 2003
Cabeças-de-chave do Evento Principal
1 bateria- Wagner Pupo (SP)
2 bateria- Jihad Kohdr (PR)
3 bateria- Alexandre Almeida (RJ)
4 bateria- Eric Miyakawa (SP)
5 bateria- Tânio Barreto (AL)
6 bateria- Beto Fernandes (SP)
7 bateria- Pedro Muller (RJ)
8 bateria- Leonardo Neves (RJ)
9 bateria- Peterson Rosa (PR)
10 bat.- Fabrício Júnior (RN)
11 bat.- Dunga Neto (CE)
12 bat.- Andreas Eduardo (SC)
13 bat.- Marcelo Trekinho (RJ)
14 bat.- Costinha (SP)
15 bat.- Maicon Rosa (PR)
16 bat.- Jojó de Olivença (BA)