Baianos encaram prova em casa

0

Flávio Costa conta com o apoio da torcida para assumir a liderança do circuito brasileiro. Foto: Nilton Santos / SuperSurf.
A Abrasp anunciou a lista de baianos convidados para a quarta etapa do SuperSurf 2005, que começa nesta quarta-feira e vai até domingo na Costa do Sauípe, litoral norte baiano.

 

Maurício Weyll, Bruno Pitanga e Aline Chaves terão a oportunidade de encarar as maiores estrelas do surf nacional.

 

Weyll e Aline receberam o wildcard através da Federação Baiana de Surf (FBS), enquanto Pitanga foi convidado pela Abrasp.

 

Aline é a atual campeã baiana na categoria Feminino e Maurício Weyll é foi vice entre os profissionais.

 

Bruno Pitanga participa da prova no Sauípe a convite da Abrasp. Foto: Eduardo Moody.
A vaga seria para o campeão, mas Christiano Spirro já pertence à divisão de elite do surf brasileiro.

 

Pitanga enviou e-mail à Abrasp e teve a sua solicitação aprovada pelo Conselho dos surfistas profissionais da entidade.

 

Além de ter pleiteado a vaga em outras edições do SuperSurf na Bahia (2002 e 2003), o atleta é o melhor baiano no circuito nordestino, onde ocupa a nona posição no ranking após duas etapas.

 

Outros baianos que participam da prova são Flávio Costa, vice-líder do SuperSurf, Armando Daltro, Christiano Spirro, Jojó de Olivença e Wilson Nora.

 

Costa, que atualmente reside no Rio de Janeiro, retorna ao seu Estado para tentar assumir a liderança do circuito e tornar-se o segundo baiano a obter o título brasileiro.

 

Até hoje, apenas Jojó conseguiu realizar essa proeza. O atleta de Ilhéus reinou no circuito brasileiro em 1988 e 1992.

 

 

##

Armando Daltro ficou de fora de duas etapas e corre atrás do prejuízo. Foto: Alfarroba / Ricardo Bravo.
Flávio Costa tem 26 anos e é conterrâneo de Jojó. Foi destaque no brasileiro amador em 2000 e rapidamente passou a incomodar os surfistas profissionais, com destaque para uma ótima campanha no Reef Brazil Classic realizado em Florianópolis no ano de 2001.

 

O baiano atropelou diversos adversários de peso e só foi parado nas quartas-de-final, terminando a prova em 13º lugar.

 

Costa chegou a brigar pelo título brasileiro em 2003, mas perdeu a chance de ser campeão ao perder para o carioca Leonardo Neves numa bateria bastante polêmica. Surfando em casa, o local de Saquarema acabou conquistando o bicampeonato brasileiro.

Christiano Spirro ocupa a nona posição no ranking. Foto: Thiago Bernardes.

 

Recém-chegado de uma trip ao Peru, Flávio Costa parte para o tudo ou nada na Costa do Sauípe e conta com o apoio da torcida baiana para assumir a liderança do circuito. 

 

Quem também quer fazer bonito em casa é Armando Daltro, único baiano a conquistar um título mundial, o WQS 2000.

 

Depois de sofrer uma contusão no ombro e ficar de fora das etapas de Maresias (SP) e Saquarema (RJ), Daltro retorna ao SuperSurf em busca de bons resultados para garantir sua permanência na elite.

 

Daltro e Wilson Nora chegaram ao Brasil na última semana depois da exaustiva perna européia do circuito mundial. Foram quase dois meses fora de casa.

 

Entre os resultados dos baianos na Europa, destaque para a quinta colocação obtida por Wilson Nora numa etapa de nível 5 estrelas na Inglaterra e para o nono lugar conquistado por Armando Daltro num evento de nível 6 estrelas em Lacanau, França. 

 

Christiano Spirro não pôde disputar a perna européia, mas ficou treinando intensamente para manter o ritmo e tentar a vitória na Costa do Sauípe. “As expectativas são as melhores possíveis. Quero muito vencer em casa e premiar os baianos”, conta Spirro, nono colocado no ranking do SuperSurf.