Gabriel Macedo, técnico da equipe brasileira no ISA Games 2013, avaliou a participação dos atletas em Santa Catalina, Panamá.
Segundo Gabriel, os brasileiros se destacaram na maioria das baterias, com pontuações altas e bom desempenho nas ondas, que não colaboraram durante o evento.
“Estávamos em primeiro quando terminou o penúltimo dia de competição. Chegamos para disputar as finais na liderança. Pecamos em um momento crucial. Acho que faltou um pouco de calma”, acredita o treinador.
Gabriel também destacou o bom entrosamento dos outros países. Para ele, o Brasil não tem cultura de disputar torneios em equipes.
“Foi muito difícil conseguir montar nosso time. Muitos atletas desistiram e outros não dão prioridade a este tipo de competição. Além disso, ainda temos que contar com o patrocinador do atleta para arcar com as despesas da viagem”, ressalta.
Para os próximos campeonatos, Gabriel tenta convocar a equipe com antecedência. “Precisamos preparar um grupo. Treinar mais tempo com os atletas, conviver e estudar o tipo de competição. Isso pode ser a chave para vencermos nas próximas participações. Muitos países que participaram aqui do ISA Games chegaram aqui uma semana antes da competição. Além disso, treinam juntos, em alguns casos há quase um ano. Se pensar na maneira que saímos do torneio, o quarto lugar foi razoável”, afirma.