CBSUP

Balanço do Bahia Race Pro

Brasileiro-de-SUP_, .

1224x816
Competidores aguardam a largada na Praia da Preguiça. Foto: Fabio Mota/ CBSUP.

 

A Praia da Preguiça em Salvador (BA) recebeu no último sábado (05) os melhores remadores de stand up paddle do Brasil reunidos para as disputas do Live Ibira Apresenta: Super SUP Brasil – Bahia Grand Slam, competição válida como segunda etapa do circuito brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Stand Up Paddle (CBSUP) que em parceria com a CBS (Confederação Brasileira de Surfe) e Associação Baiana, definiu quem serão os atletas que representarão nosso país no Mundial organizado pela ISA (International Surfing Association) que será realizado em setembro, na Dinamarca, nas modalidades SUP e Paddleboard.

 

As disputas, que estavam previstas para serem realizadas na Praia da Capitania dos Portos, foram transferidas para a Praia da Preguiça atendendo a um pedido da Marinha que receberia na mesma data um treinamento interno de grandes proporções nessa mesma praia.

 

A mudança, no entanto, foi muito positiva, pois, os competidores tiveram à disposição mais espaço para as largadas e acomodação de equipamentos, na bela estrutura montada na Praia da Preguiça. Além disso, a raia da prova manteve-se a mesma: a poética baía de Todos-os-Santos.

 

As disputas começaram às 8h, com a garotada da Kids dando um show em um percurso de 400 metros especialmente desenhado pelas crianças. Como sempre, a presença dos pais foi intensa e a prova emocionante. A prova foi vencida por Guilherme Santos de Souza (BA), no masculino, e Juliana Rodrigues de Souza Santos (BA) no feminino.

 

Em seguida, as jovens promessas do SUP nacional entraram na água a categoria Junior, uma prova curta, de 2 Km, mas muito disputada e com um alto nível vencida por Robson “Feijão” Sacupaia (BA) no masculino, e Iasmim Moraes Nogueira da Silva (SP).

 

1203x830
Visual da raia da prova. À primeira vista, as águas pareciam calmas. Mas a poucos metros dali o cenário mudava bastante! Foto: Fabio Mota/ CBSUP.

 

Às 9h30 tiveram início as disputas das categorias adultas, iniciadas com as provas amadoras, nas categorias Fun Race e Race Amador. Para completar o percurso de 6 km, os atletas largaram em direção ao Forte São Marcelo, depois fizeram uma boia no retorno, na beira da praia, e seguiram contra a maré, que estava de enchente, e o forte vento, em direção a boia nas imediações do MAM. A força da maré contrária e os ventos tornaram a prova bastante dura, no entanto, no retorno, os competidores foram premiados com ondulações, correntes e vento favoráveis, que proporcionaram condições ideais para o downwind.

 

Ao final, Rickson Santos Freitas (BA) e Karine Aragão (RJ) venceram na Fun Race e Guilherme Cunha (SP) e Talita Silva (SP) foram os campeões da Race Amadora.

 

1224x816
Arthur Santacreu liderou boa parte da prova. Foto: Fabio Mota.

 

Com a conclusão dessa prova, foi a vez da aguardada categoria profissional entrar em ação. O percurso de 12 km apresentava as mesmas características da prova amadora, exigindo técnica, vigor físico e bons conhecimentos de downwind. Largaram juntas as categorias 12’6” e 14, com um espaço de tempo entre os homens e as mulheres.

 

Na categoria 14″ Masculino, Bruno Torquato (RJ) liderou a prova do início ao fim, chegando a assumir a primeira colocação geral nos primeiros quilômetros. Com esse resultado, somado à vitória na primeira etapa do ano, realizada em Florianópolis (SC), o carioca dispara na liderança do ranking.

 

No feminino da 14 Pés a vitória ficou com Vanessa Alvares de Castro Rocha (BA), enquanto Antonio Carlos “Totó” Bonfá (SP) e Vanessa Alvares de Castro Rocha (BA) foram os vencedores da Master 14 Pés e Luiz Claudio Graglia Huka (SP) levou a Grand Master da mesma categoria.

Já a Pro 12’6”, a briga entre a elite do SUP Race nacional foi intensa.

 

Entre os homens, um pelotão de elite se formou rapidamente, onde competidores formaram uma grade fila onde as posições se alternaram a todo momento. Arthur Santacreu (SP), no entanto, manteve-se constantemente na liderança durante quase metade da prova, mas  Luiz Guida Animal (SP) fez valer a experiência de quem tem quatro títulos brasileiros na bagagem mostrando uma leitura precisa das complexas condições de ventos e correntes da  baía de Todos-os-Santos para manter sua posição entre os primeiros colocados e atacar no momento certo, mostrando muita habilidade no downwind e assumir a liderança com boa vantagem sobre os demais, cruzando a linha de chegada na primeira colocação.

 

Guida, que não vencia uma prova do circuito brasileiro desde 2015 comemorou muito a vitória agradecendo a sua família, seus patrocinadores e seus amigos pelo apoio aos treinamentos e competições.

 

1224x816
Guida vibrou muito com a vitória. Foto: Fabio Mota.

 

Santacreu, que fez uma excelente prova, encerrou a disputa em segundo lugar e o atual campeão brasileiro, Guilherme dos Reis (SP) foi o terceiro colocado. Eri Tenório (RJ) e Márcio Adriani (RJ) completaram o pódio respectivamente na quarta e quinta colocação. 

 

Outro destaque da Elite foi a presença de dois jovens talentos da Bahia entre os Top 10: os garotos David Leão, de Itacaré, e Robson Sapucaia “ Feijão”, de Salvador, remaram que nem gente grande mostrando que a nova geração baiana vai dar muito trabalho aos profissionais daqui pra frente.

 

Entre as mulheres, a atual campeã brasileira, Lena Guimarães Ribeiro (RJ) fez uma boa largada, assumindo a liderança, mas seguida de perto por Bárbara Brazil. Tendo Paloma Sapucaia (BA), Mel Figueiredo (BA), Aline Abad (SP), Jessika Moah (SP) e Ariani Theophilo (RJ) mais emparelhadas na disputa.

 

Babi aproximou-se de Lena em alguns momentos, mas Lena, por sua vez, soube administrar a liderança e após o contorno da primeira boia foi aos poucos aumentando sua vantagem sobre Barbara para consagrar sua vitória com dois minutos de vantagem sobre Babi, vice-campeã da prova, que, por sua vez, vibrou muito com a chegada da terceira colocada, Paloma Sapucaia, local da comunidade da Gamboa e treinada por ela.

 

Aline Abad e Mel Figueiredo completaram o pódio da Elite Feminino chegando respectivamente na quarta e quinta colocação.

 

1224x816
Lena Guimaraes manteve a lideranca desde o inicio da prova. Foto: Fabio Mota.

 

Na Master 12’6” Pro a primeira colocação ficou com Paulo dos Reis (SP) no masculino e Babi Brazil (BA) no feminino, enquanto Ivan Mundim (RJ) foi o primeiro colocado na Gran Master Pro 12’6”.

 

Já o casal Cláudio Britto e Sinara Pazos confirmaram o favoritismo e foram os primeiros colocados no Paddleboard.

 

A competição também definiu quem serão os atletas que irão representar o Brasil no Mundial de SUP e Paddleboard da ISA (extra-oficial – aguarde confirmação oficial):

 

Race Distance:

– Luiz Carlos Guida – SP

– Guilherme dos Reis – SP

– Lena Guimarães Ribeiro – RJ

– Barbara Brazil Nunes – BA

 

Race Técnico:

– Vinnicius Martins – RJ

– Guilherme dos Reis

– SP – Aline Adisaka – SP

– Lena Guimarães – RJ

 

Sprint:

– Artur Santacreu – SP

– Aline Adisaka – SP

 

Wave:

– Caio Vaz – RJ

– Alex Salazar – SP

-Aline Adisaka – SP

– Fernanda de Freitas – RJ

 

Paddleboard:

– Claudio Britto

– BA – Sinara Britto – BA

 

Equipe Técnica:

– José Augusto Carvalho – BA

– Antonio Gonzaga – SC

 

Convocação oficial AQUI.

 

A próxima etapa do circuito brasileiro de SUP será realizada no mês de setembro na represa de Avaré (SP) e promete muita emoção e disputas intensas na corrida pelo título de 2017.

 

Confira os resultados extra-oficial completos do Bahia Race Pro AQUI.

 

 

 

 

Exit mobile version