Desde que se aposentou do Championship Tour em 2009, o havaiano Dustin Barca tem se dedicado a duas coisas: MMA e à guerra contra empresas como a Monsanto, a maior empresa produtora de sementes geneticamente modificadas (transgênicas) do planeta.
Na última terça-feira (5), o documentário Aloha Aina Warrior foi lançado na Sunset Beach Elementary School, na ilha de Oahu. O local não poderia ser outro, pois, segundo Barca, é pelo futuro das crianças havaianas que ele resolveu entrar nessa luta.
Aloha Aina Warrior traz a guerra de Barca contra a empresa que fez da ilha do Kauai o seu principal campo de testes no mundo para produtos químicos como pesticidas e agrotóxicos, usados nas plantações de transgênicos como milho, soja, algodão, entre outros.
Barca não está sozinho nessa luta. A população havaiana também comprou a briga e a guerra foi declarada. Mas, expulsar essa multinacional do arquipélago será uma tarefa de Davi x Golias. A Monsanto está presente em 67 países (inclusive o Brasil) e emprega 22 mil pessoas pelo globo.
Confira acima o trailer de Aloha Aina Warrior. Abaixo, o premiado documentário francês O Mundo segundo a Monsanto conta um pouco da influência desta empresa que está bem mais presente na sua vida do que você imagina.