No último domingo, 10 de agosto, ondas que ultrapassavam um metro e meio nas maiores séries na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Com a areia repleta de famílias completas na comemoração do Dia dos Pais, o show foi dentro d´água com a decisão das categorias Infantil (até 12 anos) e Iniciantes (até 14 anos). As outras três categorias do Circuito Oakley apresenta WQSurf Estadual Sub 14 – Feminino, Petit e Pré-Petit foram definidas no sábado.
Na Infantil, Daniel Templar mostrou a técnica lapidada nas ondas de Saquarema, em um duelo definido na última onda contra Valentino Belga, marcando 7,75 pontos. Valentino, que dominou boa parte do confronto finalizou em segundo, seguido de Kauai Pinheiro, terceiro, e Valentim Neves, o quarto classificado.
Daniel Templar e Valentino Belga continuaram na água para a final da categoria Iniciantes. Mas o desgaste de disputar tantas baterias em um mesmo dia e, ainda, em condições pesadas tiraram a dupla da disputa do título. Resultado, Daniel foi o quarto e Valentino o terceiro colocado.
O título ficou entre o local do Arpoador, Anderson Picachu, e o local do Recreio, Vitor Ferreira. Picachu apostou nas esquerdas mais pro inside e terminou em segundo. Saindo na frente na disputa pela passagem para o Peru, prêmio para o campeão estadual da temporada, a vitória foi de Vitor, que mostrou determinação e foi para o outside, em busca das maiores da série. Um presente pra ele, em sua primeira vitória no estadual, e para o pai.
“Estou me esforçando muito para ganhar os campeonatos, queria muito vencer uma etapa do estadual e dessa vez deu tudo certo. Esse minha conquista é dedicada totalmente ao meu pai, meu melhor amigo” disse Vitor.
As outras três categorias foram finalizadas no sábado. Na Pré-Petit, entre os garotos com até 8 anos, o local de Saquarema, Rafael Lufity foi o melhor. Em segundo finalizou Enzo Telles, seguido de Gabriel Dantas, o terceiro, e Nathan Hereda, o quarto classificado.
Já no Feminino, Carolina Bonelli foi superada no final por Julia Camargo, a campeã. A irmã de Julia, Joana Camargo, foi à terceira colocada, com Sabrina Fernandes em quarto lugar.
Na Petit, Raphael Castro manobrou com precisão para bater Yan Sondhal, o segundo colocado. Completaram a decisão Diego Templar, o terceiro, e Nathan Hereda, o quarto classificado.
O pódio das cinco categorias aconteceu no domingo, quando foram sorteados kits para os pais.
Serão três etapas na temporada 2014, todas na cidade do Rio de Janeiro. Assim, depois dessa primeira prova na Barra da Tijuca, o Circuito segue para o Arpoador, nos dias 13 e 14 de setembro, fechando a temporada nos dias 08 e 09 de novembro, no Recreio dos Bandeirantes.
O Circuito Oakley apresenta WQSurf Sub 14 2014 tem o patrocínio da Oakley e WQSurf. O apoio é da Avianca e Onlinetur. O apoio institucional é da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A realização é da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com a parceria nessa primeira etapa da Associação de Surf da Barra da Tijuca.
Resultados
Feminino Iniciantes
1 Julia Camargo
2 Carolina Bonelli
3 Joana Camargo
4 Sabrina Fernandes
Petit
1 Raphael Castro
2 Yan Sondhal
3 Diego Templar
4 Nathan Hereda
Pré-Petit
1 Rafael Lufity
2 Enzo Telles
3 Gabriel Dantas
4 Nathan Hereda
Infantil
1 Daniel Templar
2 Valentino Belga
3 Kauai Marinho
4 Valentim Neves
Iniciantes
1 Vitor Ferreira
2 Anderson Picachu
3 Valentino Belga
4 Daniel Templar