Barra da Tijuca recebe disputa de aéreos

0

Rodrigo Baby Valladares, atual campeão da segunda edição do …Lost Air Simulator, no Guarujá. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.

Nos próximos dias 21 e 22 de agosto, a praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, será palco da terceira edição do …Lost Air Simulator, campeonato exclusivo de aéreos que tem como proposta romper os padrões convencionais de julgamento.

 

A expectativa é repetir o sucesso dos dois eventos anteriores, ambos realizados na praia do Tombo, Guarujá.

 

Na etapa deste ano, o vencedor foi o paulista Rodrigo “Baby” Valadares, numa final com três grandes talentos da nova geração, o cearense Pablo Paulino, o baiano Léo Hereda (vencedor da primeira disputa em 2003) e o também paulista Robson “Air” Santos, que de tanto usar os aéreos em campeonatos convencionais, já incorporou a manobra ao seu nome.

 

O cearense Pablo Paulino, vice-campeão, foi um dos destaques do evento. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
Além dos quatro finalistas, surfistas conhecidos por radicalizar, sobretudo nos aéreos, estarão disputando a vitória, como os paulistas Rodrigo “Sininho” Tavares, Thiago Camarão, Cleyton Nunes, Wellington “Gringo” Magalhães e Júnior Farias; os cariocas Rui Costa e Marcos Sifu; e os catarinenses Yuri Castro, Daniel Kuerten e Mickey Bernardoni. Há, ainda, como atração especial, o veterano Luiz Neguinho, de 42 anos e considerado o “pai dos aéreos” no Brasil.

 

A competição, marcada para o Posto 4, é limitada a 60 atletas. Serão 40 inscrições no Rio de Janeiro, na Feserj, e 20 em São Paulo, na Silver Surf, organizadora do evento. Quem voar mais alto vai embolsar R$ 1,5 mil. Os quatro finalistas ganharão premiação em dinheiro e os semifinalistas levam kits. Também será oferecida uma prancha …Lost para a manobra mais radical de todo o evento.

 

O longboarder e organizador da prova Adriano “Teco” Oliveira mostra que entende do assunto. Foto: Ivan Storti / FMA.
“As duas edições passadas fizeram muito sucesso, porque os surfistas ficaram livres para inovar, radicalizar e é isso exatamente o que queremos, que os competidores inovem”, comenta Adriano Teco de Oliveira, um dos organizadores do evento. Ele e o irmão, Silvio Tico, estiveram nos Estados Unidos para um intercâmbio com outros shapers e aproveitaram para ver mais de perto os melhores surfistas radicais.

 

“Na Califórnia o aéreo é o show. Existem circuitos exclusivos. Aqui estamos começando, mas a aceitação está sendo incrível. O surf precisa de eventos onde os surfistas possam dar shows”, acrescenta Teco, que surfa de longboard, mas nem por isso deixa de radicalizar e é apontado como um dos melhores “voadores” nos pranchões.

 

No …Lost Air Simulator o que vale são os aéreos, quando o surfista retira toda a prancha da onda e retorna com sucesso. Quanto mais radical, mais alto, mais veloz, melhor. Outra grande atração é o julgamento. Os surfistas são avaliados pela manobra, somente o aéreo, e não pelo conjunto de manobras executadas em toda a extensão da onda. Os competidores disputarão duas fases, divididos em baterias com quatro atletas. Os participantes que garantirem as melhores notas, na somatória das duas fases, estarão classificados para o domingo, quando serão realizadas as baterias decisivas.

 

O julgamento também é feito de forma diferenciada. Ao invés de competir contra outros três atletas em sua bateria, o surfista disputa contra todos os atletas do evento, tendo de conseguir estar entre as maiores notas para garantir sua vaga na fase seguinte. Se no campeonato tradicional os juizes avaliam o competidor pelo conjunto de manobras em toda a extensão da onda, no …Lost Air Simulator ele precisa inovar, soltar a imaginação e, principalmente, voar alto, valendo apenas nota para o aéreo.

 

Resultados da disputa na praia do Tombo, Guarujá

 

1 Rodrigo “Baby” Valladares (SP)
2 Pablo Paulino (CE)
3 Leo Hereda (BA)
4 Robson “Air” Santos (SP)
5 Vinicius Batista (SP)
6 Rui Costa (RJ)
7 Cleyton Nunes (SP)
8 João Santana (SP)
9 Wellington “Gringo” Magalhães (SP)
10 René Oliveira (SP)
11 Daniel Cortez (SP)
12 Thiago Camarão (SP)
13 Rodrigo Generik (SP)
14 Ewerton Santos (SP)
15 Anderson Guerra (SP)
16 Yuri Castro (SC)
17 Júnior Farias (SP)
18 Daniel Kuerten (SC)
19 Popó Batista (SP)
20 Tuca Martins (SP)