Com as previsões indicando que ondas de até 3 metros quebrariam na manhã do último sábado (6/9) nos beach breaks cariocas, a ação no Rio de Janeiro começou cedo.
As 4:20 da madrugada a equipe CarlosBurle.com iniciou a logística para acompanhar o treino dos towriders Maya Gabeira e Eraldo Gueiros nas ondas cariocas.
Depois de todos os preparativos com os jets, Maya e Eraldo saíram da marina, no canal de Marapendi, ás 7:20 da manhã, em direção à saída para o mar, ao lado do píer do Quebra-Mar.
O amigo Marcelo Machado, acompanhava e dava suporte à dupla pilotando outro jet.
A primeira sessão do dia aconteceu bem em frente ao posto 5 na Barra da Tijuca, onde ondas de até 2,5 metros quebravam ainda muito irregulares e fechando bastante.
Maya iniciou o treino rebocada por Eraldo e depois de não encontrar ondas abrindo resolveu assumir a pilotagem, para de treinar nas difíceis condições do mar naquele momento.
A bicampeã do Billabong XXL rebocou seu parceiro com tranqüilidade e habilidade durante aproximadamente 40 minutos e depois de constatarem que as ondas estavam muito difíceis, resolveram mudar de pico.
Reuniram toda equipe, composta por profissionais renomados como o cinegrafista Carlos Sanfelice e o fotógrafo Yuri Sardenberg, e partiram em direção ao Postinho para conferir as condições.
Ao constatar mais uma vez que as ondas estavam ainda piores do que no posto 5, mais uma vez, retornaram para as proximidades do posto 4.
Enfim chegaram à decisão mais acertada do dia. Bem em frente ao Hotel Sheraton, séries de 2 a 2,5 metros plus quebravam perfeitas com a ajuda do vento norte (terral), que deixou as condições perfeitas entre 10 e 12 horas, o melhor horário do mar para o tow-in no sábado.
Eraldo, desta vez sendo rebocado por Marcelo Machado, já que Maya resolvia problemas no jet de seu patrocinador, pegou duas direitas muito perfeitas, onde o towsurfer pode por em prova toda sua habilidade.
Gueiros aplicou fortes rasgadas em alta velocidade no crítico da onda e ainda pôs pra dentro com muito conhecimento de causa no beachbreak carioca, mostrando que está muito bem preparado para competir com seu parceiro Carlos Burle no Red Nose Tow-In Championship International, competição internacional de tow-in em janela de espera no litoral norte de São Paulo.
Pouco antes do meio dia entrou o forte vento sudoeste, que prejudica consideravelmente as condições no Rio de Janeiro, forçando os towsurfers a finalizarem a sessão prematuramente.
Carlos Burle, parceiro de Eraldo no tow-in, não participou do treino deste final de semana pois se recupera de uma indisposição de saúde, que o forçou a ficar de molho na última semana.
No domingo, feriado de 7 de setembro, Maya e Eraldo voltaram a treinar na Barra da Tijuca, com ondas um pouco menores entre 1,5 e 2 metros.
Eraldo ficou mais focado em rebocar Maya durante a tow session da manhã. A dupla pretende treinar durante toda a semana, antes do retorno da bicampeã do XXL para sua casa no Hawaii.