Circuito ASBT

Barra recebe o crowd

0

Ondas de 1 metro e muito sol foram o cenário da abertura da primeira etapa de um dos mais tradicionais campeonatos amadores do Rio de Janeiro, o Circuito ASBT 2016 – Associação de Surf da Barra da Tijuca.

 

O evento, que aconteceu no último fim de semana (17 e 18/9), teve seu palanque montado na Avenida Lucio Costa, 4.300, em frente ao Clube Riviera e quiosque do Joilton. Na manhã de sábado (17/9), o destaque foi o surfista João Quintanilha, na categoria Open, ao arrancar notas 10 e 9 dos juízes durante a última bateria da segunda fase da categoria Open.

 

O cenário da competição, a praia da Barra da Tijuca, é o principal palco do surfe carioca e sedia a etapa brasileira do World Tour, promovido pela Liga Mundial de Surf (WSL). Apesar da entrada de um forte vento leste no final do dia, as disputas das primeiras fases do Circuito ASBT atingiram as expectativas geradas pelo Presidente da Associação, Milton Waksman, que falou sobre o apoio fundamental da Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro no fomento dos atletas de base.

 

“Estou muito feliz com esse apoio da Prefeitura junto às associações de surfe. Nosso campeonato está com muito mais qualidade e, com isso, podemos ajudar a nova geração da modalidade no Rio de Janeiro”, declara Milton Waksman.

 

O papel da Prefeitura do Rio neste projeto de parceria com as associações da cidade é promover maior capacidade de infraestrutura nos eventos amadores, fortalecendo ainda mais as categorias de base do esporte.

 

Neste ano, as categorias em disputa foram a Open, Junior (Sub18), Mirim (Sub16), Iniciante (Sub14), Infantil (Sub12) e Feminino. As competições da Associação de Surf de Barra da Tijuca já revelaram dois campeões mundiais: Phil Rajzman, no Longboard, e Rodrigo Resende, nas ondas grandes em Jaws.

 

O evento – O Circuito ASBT 2016 tem patrocínios da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e da Cyclone, e apoios Rhyno Foam, Flutuar, GuaraCamp, Padaria Sernambetiba, Pe’ahi Sushi, FESERJ.