A quarta etapa do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009 começa neste sábado (7/11) na Guarda do Embaú, Palhoça (SC).
Válido pelo Circuito Catarinense Profissional, o evento distribui R$ 15 mil de premiação, mais 1.500 pontos para o ranking catarinense e 250 pontos para o Circuito Brasil Tour 2009, divisão de acesso ao SuperSurf.
O título garante automaticamente uma vaga no Circuito Brasileiro de Surf Profissional 2010. Boa chance para os atletas que não conseguiram se classificar entre os 24 melhores do ranking do SuperSurf deste ano.
Devido a pouca diferença na pontuação entre os primeiros colocados, o campeão provavelmente só será conhecido na última etapa, que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro na Praia da Vila, Imbituba (SC).
Quem mantém a liderança desde a primeira etapa é o alagoano radicado em Floripa e campeão brasileiro em 2001, Tânio Barreto, com 3790 pontos. Barreto busca o título ainda inédito na carreira.
O campeão catarinense também garante uma vaga como wild card para disputar o World Tour Brasil de 2010, na praia da Vila em abril de 2010.
O Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009 é apresentado pela Retry Surf, Governo do Estado de Santa Catarina pelo Fundesporte e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Patrocínio: Oakley. Apoio: Prefeitura Municipal de Palhoça, Secretaria de Turismo, Site Waves, Associação de Surf da Praia da Guarda, Jornal Drop, Swell Farol, Zulu Land, Embaú Surf Acomodações, Kxot, Bigode Restaurante, Padaria Simone, Pousada Maria Eduarda, Tinatur, Atelier Jacob Silveira, Bar do João, Casa do Suco, Assoc. dos Barqueiros, Assoc. dos Barraqueiros, Assoc. Comunitária da Guarda, Assoc. dos Pescadores, Biruta Sucos, Pizzaria Biruta. O Circuito da Federação Catarinense de Surf é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS).
Ranking depois de três etapas
1 Tânio Barreto – 3790 pontos
2 Tomas Hermes – 3650
3 Beto Mariano – 3460
4 Raphael Becker – 3445
5 Guilherme Ferreira – 3269