O buziano José Eduardo e a cearense radicada no Rio de Janeiro Yanca Costa foram os campeões da 1ª etapa do Circuito Pro 2017 da FESERJ – Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro. O Top Surf Pro Trial rolou em altas ondas no último fim de semana, na Praia do Forte, em Cabo Frio, que chegaram a 1,5m no sábado, e foi finalizado no início da tarde do domingo.
Clique aqui para ver as fotos
Na final masculina da competição, que também foi válida para o ranking brasileiro da ABRASP, José Eduardo optou por surfar a esquerda do planque, onde funcionava uma direita. Já seus adversários Simão Romão, Leandro Bastos e Daniel Templar ficaram em frente ao palanque, onde quebravam ondas para os dois lados.
O Dudu de Búzios marcou duas notas na casa dos 8 pontos e bateu o carioca Leandro Bastos, que também somou dois high scores 8, mas que terminou em segundo lugar. O saquaremense Daniel Templar, atleta da nova geração do Estado do Rio, conseguiu uma nota alta, mas faltou uma outra e terminou em terceiro. Já Simão Romão não encontrou boas ondas na finalíssima e ficou na quarta posição.
Entre as meninas deu Yanca Costa, que foi superior a carioca da nova geração Julia Camargo (2ª), a cabofriense Karol Ribeiro (3ª) e a saquaremense Tais Almeida (4ª).
2ª etapa – Saquarema Surf Pro – rola no próximo fim de semana
O Circuito Profissional 2017 da FESERJ será finalizado já no próximo fim de semana, dias 2 e 3 de setembro. Apresentado pela Prefeitura Municipal de Saquarema, o Saquarema Surf Pro irá definir os campeões estaduais do Rio de Janeiro nas categorias masculina e feminina no Maracanã do Surf, a Praia de Itaúna.
Masculino Pro
1 José Eduardo
2 Leandro Bastos
3 Daniel Templar
4 Simão Romão
5 Victor Ribas
5 Leo Neves
7 Tales Araújo (SP)
7 Flavio Costa
Feminino Pro
1 Yanca Costa (CE)
2 Julia Camargo
3 Karol Ribeiro
4 Tais Almeida
5 Kayane Reis
5 Maju Freitas
7 Carol Bonelli
7 Julia Duarte
Mirim
Campeão – Bernardo Ribeiro 12,75 pontos
Vice-campeão – Valentin Neves 12,60
3º – Bernardo Bordovsky 11,35
4º – Johnny Corsetti 10,15
Local Hero Mirim
Campeão – Felipe Oliveira 10,25 pontos
Vice-campeão – Igor Rossi 6,50
3º – Enzo Polastri 4,40
4º – Yan Carvalho 4,35
Pré Petiz
Campeão – Pablo Gabriel
Vice-campeão – Diego de Souza
3º – Ramon Kurpan
4ª – Lanai Thompson
5º – Raoni Sampaio