Batalha na divisão de acesso

Marcelo Trekinho, O´Neill Highland Open 2006, Thurso, Escócia

Jihad Khodr fez dobradinha com Neco Padaratz e está na quarta fase do O´Neill Highland Open. Foto: Poullenot / ASP Europe.com.
A última quinta-feira foi de pequenas ondas nas duas etapas mais importantes do WQS que estão rolando nesta semana.

 

O 5 estrelas O´Neill Highland Open até chegou a iniciar a terceira fase, mas depois de quatro baterias as condições do mar pioraram tanto em Thurso East que os organizadores preferiram interromper a competição, já que o prazo na Escócia ainda vai até 2 de maio.

 

O Brasil só participou do primeiro confronto do dia. O catarinense Neco Padaratz e o paranaense Jihad Khodr aplicaram a segunda dobradinha verde-amarela nas ondas congelantes de Thurso e outros seis brasileiros ainda vão competir na terceira fase.

 

Marcelo Trekinho é um dos seis brazucas que disputam a terceira fase em Thurso, Escócia. Foto: Poullenot / ASP Europe.com.
Já nos Estados Unidos, 192 surfistas se inscreveram no 4 estrelas Body Glove Surfbout que acaba neste domingo na Califórnia.

 

Neste a participação sul-americana foi maior, no entanto só quatro brasileiros continuam na disputa do título nas ondas de meio metro de Lower Trestles e o carioca Yuri Sodré já está nas oitavas-de-final.

 

Três surfistas da América do Sul estrearam na primeira das quatro rodadas de 16 baterias das triagens nos Estados Unidos e todos perderam: o paulista Tiago Camarão e os peruanos Nico Becerra e Matias Mulanovich, irmão mais jovem da campeã mundial Sofia Mulanovich.

 

Na segunda fase, o venezuelano Alex Kamkoff terminou em último na sua bateria, mas o catarinense Greg Cordeiro conquistou a primeira vitória brasileira no tradicional Body Glove Surfbout.

 

Já na terceira rodada, a participação sul-americana apresentou 100% de aproveitamento e todos se classificaram, inclusive com Greg Cordeiro e o peruano Gabriel Villaran numa dobradinha contra o havaiano Mike Dodd e o norte-americano Nils Schweizer.

 

O catarinense Michel Flores, que mora na Califórnia, também venceu sua bateria, enquanto seu conterrâneo William Cardoso e o venezuelano Magnum Martinez avançaram com a segunda colocação nas deles.

 

Mas, na rodada final das triagens, William Cardoso foi eliminado na primeira bateria pelo norte-americano Anthony Petruso e o italiano Federico Pilurzu, Magnum Martinez também terminou em terceiro lugar na segunda contra o americano Bobby Morris e o havaiano Gavin Gillette, com o peruano Gabriel Villaran terminando em último lugar na bateria que classificou os norte-americanos Michael Hoisington e Tim Curran.

 

O único a triunfar foi Greg Cordeiro, que perdeu a invencibilidade em Trestles para o experiente californiano Pat O?Connell, mas superou os também norte-americanos Casey Landvogt e Marshal Alberga.

 

O catarinense volta a enfrentar três norte-americanos no evento principal e a parada será duríssima contra o ex-campeão mundial do WCT, C. J. Hobgood, o jovem Tanner Gudauskas e Michael Hoisington.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos do O?Neill Highland Open

 

##

 

Estrutura do Body Glove Surfbout em Lower Trestles, Califórnia (EUA). Foto: Ibeard.com.

O Brasil ainda têm três surfistas na lista dos 32 cabeças-de-chave que estréiam no evento principal, quando começa a ser distribuída a premiação de US$ 75 mil oferecida no Body Glove Surfbout.

 

Essa quinta fase já foi iniciada na quinta-feira e carioca top do WCT Yuri Sodré venceu a sexta das oito baterias realizadas.

 

Já os outros dois ficaram para fazer suas primeiras apresentações na sexta-feira. O gaúcho Rodrigo Dornelles é cabeça-de-chave junto com Rob Machado na 14a bateria e ainda vai pegar o também californiano Shane Beschen e o havaiano Tonino Benson.

 

Castelo medieval na região de Thurso. Foto: Poullenot / ASP Europe.com.
O niteroiense Guilherme Herdy está na 15a com o campeão mundial Pro Junior de 2005 da ASP, Kekoa Bacalso, além do também havaiano Cheyne Magnusson e o americano Che Stang.

 

Nos Estados Unidos, o Brasil ficou resumido a estes quatro atletas, enquanto na Escócia são oito brigando pelo título do segundo evento com nível 5 estrelas da temporada.

 

O primeiro foi o Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha (PE).

 

Nas quatro únicas baterias realizadas na quinta-feira, Neco Padaratz e Jihad Khodr completaram uma dobradinha verde-amarela sobre o espanhol Hodei Collazo e o havaiano Marcus Hickman na abertura da terceira fase.

 

Os dois já avançaram para a rodada de 12 baterias formadas por três atletas. O invicto Neco Padaratz volta a enfrentar o líder do ranking WQS, Gabe Kling, além de outro norte-americano, Noi Kaulukakui.

 

E Jihad Khodr agora vai pegar o inglês Russell Winter e o americano Nick Rozsa. Mas, outros seis brasileiros ainda vão disputar a terceira fase.

 

São eles: Odirlei Coutinho (SP) na quinta bateria, Leonardo Neves (RJ) na sexta, Renato Galvão (SP) na oitava, Marcelo Trekinho (RJ) na décima, Bernardo Pigmeu (PE) na 11a e Daniel Hardman (RJ) na 12a e última bateria.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos do O?Neill Highland Open

 

 

 

Exit mobile version