Quiksilver Pro

Batalhas definidas na Austrália

Adriano de Souza, Teahupoo, Tahiti

Adriano de Souza é o único brasileiro que vem da temporada passada. Foto: Aleko Stergiou.

Válido como etapa inicial do ASP World Tour 2010, o Quiksilver Pro começa neste final de semana em Snapper Rocks, Gold Coast, Austrália.

Esta temporada irá reunir os maiores nomes do surf mundial na atualidade e promete ser uma das mais disputadas da história, já que pela primeira vez 15 títulos mundiais estarão representados dentro da água.

O norte-americano Kelly Slater, maior fenômeno da história do Tour, é responsável por nove deles. Na sequência vem o havaiano Andy Irons com três títulos conquistados, além de já ter sido um dos maiores rivais do eneacampeão no circuito.

Atual campeão mundial, Mick Fanning entra na água com dois títulos

Neco Padaratz retorna à elite. Foto: Aleko Stergiou.

na carreira, enquanto o norte-americano CJ Hobgood compete com um título mundial na bagagem.

O ritmo de treinos já é forte na região e nesta segunda-feira (22/2) a ASP anunciou as baterias oficiais da competição. A prova acontece no formato antigo e o primeiro round conta com três competidores em cada bateria.

Este formato é sempre uma chance extra para todos, pois quem vence avança direto ao terceiro round, mas quem não se dá bem de cara tem uma segunda chance na repescagem para entra em sintonia com o equipamento e as ondas do pico.

O time de competidores brazucas traz novidades. O único competidor da última temporada que se manteve no circuito foi o paulista Adriano de Souza, que obteve os melhores resultados de sua carreira no último ano. Ele venceu a etapa de Mundaka e terminou a temporada na quinta posição.

Para começar o ano, seu primeiro duelo será contra o taitiano Michel Bourez e o australiano Blake Thornton, na quinta bateria do primeiro round. Mineirinho já treina forte em Snapper Rocks todos os dias há mais de duas semanas e tem sido grande destaque em meio ao crowd da região.

 

Enquanto o foco das atenções esteve em Burleigh Heads, onde rolou uma etapa do WQS, Adriano aproveitou o deslocamento dos tops e a área livre para fazer muitas sessões de treinos disciplinados no pico onde rola o campeonato.

O experiente catarinense Neco Padaratz está de volta depois de receber o convite da ASP concedido a atletas contundidos. Seu primeiro desafio é contra os australianos Chris Davidson e Taj Burrow, na sétima bateria da primeira rodada.

Também vindo de Santa Catarina, Marco Polo faz sua estreia na elite depois de conquistar sua vaga pelo WQS nas últimas etapas realizadas no Hawaii. Para estrear com categoria no Dream Tour, logo de cara ele já vai para a água contra o fenômeno Kelly Slater e o australiano Ben Dunn, grande conhecedor das ondas do pico, na quinta bateria da fase inicial.

Jadson André completa o time verde-amarelo. Depois de uma temporada brilhante no WQS 2009, ele terminou o ano na terceira posição e garantiu sem dificuldades sua vaga para o ASP World Tour 2010.

O jovem potiguar terá a oportunidade de exibir seus vôos insanos contra Dean Morrison, um dos ídolos locais na prova, além do também aussie Adam Melling, que completa a última bateria do primeiro round.

 

Surfista do Oeste da Austrália, Taj Burrow atravessa uma excelente fase. Venceu o cobiçado Pipeline Masters, última etapa do World Tour em 2009 e já começou o ano com o pé direito em Burleigh Heads, onde venceu uma etapa do WQS no último domingo (21/2).

Para completar o quadro de competidores, os dois convidados locais da prova são os aussies Garrett Parkes, 18 anos, e Craig Anderson (AUS), 21. O último convidado será definido nas triagens que rolam nesta sexta-feira (26/1).

Esta última vaga será disputada por 16 atletas e dois brasileiros foram convidados para a batalha, os paulistas Gabriel Medina e Wiggolly Dantas.

Para obter mais informações acesse Quiksilver Pro.

Primeira fase do Quiksilver Pro 2010

1 Dane Reynolds (EUA), Roy Powers (Haw) e Brett Simpson (EUA)
2 Damien Hobgood (EUA), Jeremy Flores (Fra) e Matt Wilkinson (Aus)
3 Bobby Martinez (EUA), Tiago Pires (Por) e Tanner Gudauskas (EUA)
4 C.J. Hobgood (EUA), Adrian Buchan (EUA) e Travis Logie (Afr)
5 Kelly Slater (EUA), Ben Dunn (Aus) e Marco Polo (Bra)
6 Adriano de Souza (Bra), Michel Bourez (Tah) e Blake Thornton (Aus)
7 Taj Burrow (Aus), Chris Davidson (Aus) e Neco Padaratz (Bra)
8 Mick Fanning (Aus), Kai Otton (Aus) e convidado
9 Joel Parkinson (Aus), Kekoa Bacalso (Haw) e convidado
10 Bede Durbidge (Aus), Mick Campbell (Aus) e convidado
11 Jordy Smith (Afr), Drew Courtney (Aus) e Dusty Payne (Haw)
12 Taylor Knox (EUA), Luke Stedman (Aus) e Nathan Yeomans (EUA)
13 Tom Whitaker (Aus), Andy Irons (Haw) e Jay Thompson (Aus)
14 Kieren Perrow (Aus), Daniel Ross (Aus) e Luke Munro (Aus)
15 Fredrick Patacchia (Haw), Patrick Gudauskas (EUA) e Owen Wright (Aus)
16 Dean Morrison (Aus), Jadson André (Bra) e Adam Melling (Aus)

 

Exit mobile version