Bateria aérea ataca o Guarujá

0

Yuri Castro sobrevoa o Tombo. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
O campeão do …Lost Air Simulator, campeonato exclusivo de aéreos, será conhecido neste domingo (23/0) na praia do Tombo, em Guarujá. Vence quem decolar mais alto, na parte mais crítica da onda, com controle para voltar com perfeição, apresentando um surf inovador.

 

Dos 60 atletas inscritos de seis estados, 20 continuam na briga e competem em duas fases, a partir das 9 horas, quando serão definidos quatro finalistas. A final acontece às 12h30 e o vencedor embolsa R$ 1,5 mil.

 

Neste sábado, com ondas cavadas, os surfistas entraram duas vezes no mar. Os destaques foram Róbson “Air” Santos, de São

Róbson Santos extrapola no Lost Air Simulator. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
Sebastião, Yuri Castro, de Florianópolis, e Léo Herêda, campeão da primeira edição do ….Lost Air Simulator em 2003, que também rolou na praia do Tombo.

 

Atual líder do Circuito Paulista Júnior, Róbson é conhecido por sempre tentar o aéreo em praticamente todos os campeonatos. ?Gosto de inovar, arriscar. É mais difícil, mas vale a pena?, diz Róbson.

 

Outra grande atração foi o experiente Luis Neguinho, o mais velho no evento, com 42 anos de idade. Conhecido como ?Pai dos Aéreos no Brasil?, por ter sido pioneiro na manobra há 21 anos.

 

Palanque do Tombo. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
?Fui campeão brasileiro em 1982, quando muitos aqui nem tinham nascido?, brinca o surfista, que sempre se inspirou nas manobras do skate para o seus ?vôos?.

 

?No começo, o skate copiava as manobras do surf. Hoje, são os surfistas que tentam fazer igual aos skatistas. O surfista que conseguir um dia fazer o 900 graus do Sandro Mineirinho, vai ter muito sucesso. Isso ainda pode estar um pouco longe, mas antes, quem fazia o 360 no surf era um rei. Hoje é normal, sem graça até?, ressalta o veterano.

 

Para ele campeonatos de aéreos são o futuro do

Luis Neguinho é da primeira geração de aero surfers do litoral paulista. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
surf. ?A categoria feminina antes era uma bateria de apresentação nas competições. Era difícil reunir quatro atletas. Hoje em dia tem eventos exclusivos, com mais de 100 surfistas. É a evolução. Os aéreos começaram em disputas de expression session e já estão tendo eventos próprios?, explica o surfista, que acredita que o aéreo é a manobra mais radical do surf e o competidor que conseguir utilizá-la nas disputas convencionais será um dos mais completos.

 

?É difícil achar o cara que saiba voar e manobre bem. Hoje temos surfistas de dois tipos. Os americanos já estão conseguindo isso. É um casamento que dá certo?, afirma o atleta, destacando que voar é fácil, o difícil é completar a manobra.

 

Luis Neguinho apavora a nova geração. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
?Usando o exemplo do skate, a ‘onda’ é parada, de concreto ou madeira, sabemos onde está. No surf, é viva, anda, o mar mexe, a espuma chacoalha. Voar é fácil, o duro é voltar com perfeição?, comenta Neguinho, que dá aulas de surf na Unipran, a Universidade da Prancha, da Unimonte, e também é personal trainer dos jogadores do Corinthians Rodrigo, Fabrício e Edson Pelé.

 

Eles têm aula de surf e skate, sendo que Rodrigo, como é de Santos já tem grande experiência nas ondas, tendo surfado até no exterior, fica apenas aprendendo a ser um bom skatista.

 

Léo Herêda, vencedor do Lost Air 2003. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
O …Lost Air Simulator tem o patrocínio da Globe e Star Point – Surf Shop for real surfers. Co-patrocínio da Bustin Accessories, Evoke Eye Wear e A2B Gráfica. Colaboração: Surf Repórter. Apoio: Prefeitura Municipal e Associação de Surf do Guarujá e Hotel Castellana. Organização da Silver Surf, com supervisão da Federação Paulista de Surf.

 

Leia mais sobre Luis Neguinho .