Heritage Heat

Bateria reúne lendas brazucas

0
1400x933

Maresias , Oi HD Open of Surfing 2015, Maresias (SP). Foto: © WSL / Smorigo

O Brasil vive um momento especial no surf. Tem o atual campeão mundial, Gabriel Medina, e três entre os quatro primeiros do ranking e fortes candidatos ao título – Filipe Toledo, Adriano e Souza, o Mineirinho e o próprio Medina. Vários surfistas trilharam o caminho antes para que o país se tornasse essa potência. Entre eles, os ídolos Fabio Gouveia e Flávio Teco Padaratz, pioneiros no Circuito Mundial, ainda no final da década de 80.

Os dois e Piu Pereira foram os primeiros a disputar todo o Tour em 1989, iniciando uma trajetória que agora estourou junto à opinião popular. Neste domingo, os três estarão entre as atrações no Oi HD São Paulo Open of Surfing apresentado pelo Banco do Brasil, na Praia de Maresias, em São Sebastião.

Apesar de “aposentados”, continuam sempre com o surf e estarão nas ondas, disputando uma atração à parte do evento, neste domingo (8), antes da grande final, o “Banco do Brasil The Heritage Heat”. Além de Fabinho, Teco e Piu, a bateria especial terá Renan Rocha, Tinguinha Lima, que também já fizeram parte do WCT, e Wagner Pupo, outro grande nome do surf brasileiro e hoje pai de dois talentos, Miguel, um dos sete brasileiros na elite, e Samuel.

652x425

A ideia é destacar os pioneiros, lembrando que o evento já está homenageando outro grande ídolo da modalidade, Sidney Tenuccci, o Sidão, falecido recentemente. “Vai ser divertido. Legal rever essa galera numa bateria. Faz tempo que não corro uma bateria. A ultima faz foi há cinco anos”, diz Piu, hoje o diretor de prova do Oi HD São Paulo Open of Surfing apresentado pelo Banco do Brasil.

Apesar da diversão, ele confessa que sempre existirá o espirito competitivo. “Sempre tem vontade, não exatamente de ganhr, mas de pegar boas ondas, não fazer feio (risos)”, comenta. Para Teco, também será um misto de diversão e competitividade. “Conseguiram me arrancar de dentro do baú para competir. Vai ser um prazer estar na água com grandes companheiros e grandes surfistas do Brasil”, afirma.

“Não tem como negar que a rivalidade está no fundo da nossa memória. Não dá para esquecer, mas estamos mais para nos divertir e confraternizar, relembrar bons tempos”, confessa Teco, que no evento atua como repórter da webcast internacional. Quem também comemora o encontro é Renan Rocha e aposta as fichas em Fabinho. “Ele ainda está no rip. Se fosse algumas semanas atrás, eu acho que daria trabalho”, brinca Renan, comentarista da transmissão ao vivo do evento, tanto pela internet quanto pela ESPN.

O QS 10000 Oi HD São Paulo Open of Surfing apresentado pelo Banco do Brasil tem os patrocínios de Oi e HD (Hawaiian Dreams) e Banco do Brasil, copatrocínios de Construtora Nosso Lar, Vult Cosméticos, Back Fish e Rádio 89 FM. Apoios do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Sebastião. O evento é homologado pela World Surf League, com apoio institucional da Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Associação de Surf de Maresias. Divulgação: Revista FLUIR, Waves, ESPN e 89 FM.