Teve início nesta segunda-feira o Roxy Surf Festival, etapa de abertura do WQS, em Flynn?s Reef, Phillip Island, Victoria, Austrália.
A prova tem nível cinco estrelas, distribui US$ 25 mil de premiação e conta ainda com uma competição sub-20, bem como a modalidade Longboard.
O Brasil é representado por cinco atletas no WQS: Cláudia Gonçalves, Bruna Schmitz, Taís de Almeida, Marina Werneck e Suelen Naraísa.
Entre os destaques da prova está a defensora do título Stephanie Gilmore, que estréia neste ano na elite mundial.
A sensação australiana de 18 anos contou que não tem nenhuma estratégia para garantir o bicampeonato em Phillip Island. ?Só quero fazer minha parte bem. Este é um evento bem relax. Amo surfar e competir aqui?, comenta a atleta.
Na categoria Sub-20, o destaque da primeira fase foi a havaiana Bethany Hamilton, que em ondas de 1,5 metro somou 5.83 e 6.00. ?Neste ano pretendo disputar poucos eventos e focar nas provas do WQS e Júnior?, explica Hamilton.
A catarinense Marina Werneck também mandou bem e marcou 13.50 pontos para garantir o primeiro lugar em sua bateria, deixando em segundo a francesa Johanne Defay.
O festival é uma grande celebração do surf feminino na Austrália. A base da prova está sediada em Woolamai Beach, mas o evento é móvel e pode rolar onde apresentar as melhores condições.