Biarritz define campeão mundial

Beau Young - Oxbow Pro Longboard Finals 2003 - Manu bay, Raglan, Nova Zelândia.

O aussie Beau Young defende o título do circuito mundial. Foto: © ASP World Tour / Robertson.
A Association of Surfing Professionals (ASP) anunciou nesta quinta-feira (27/5) que o título mundial de longboard deste ano será decidido no tradicional Nokia Biarritz Surf Festival, entre os dias 10 e 18 de julho em Biarritz, na França.

 

Em 2003, foi realizado um circuito com quatro provas para classificarar os melhores do ranking para a grande final disputada em Raglan, na Nova Zelândia, onde o australiano Beau Young faturou o seu segundo caneco de número 1 nos pranchões.

 

Mas, com a saída da Oxbow (ex-patrocinadora do circuito), o campeão mundial voltará a ser definido num único evento.

 

Picuruta Salazar foi o melhor brazuca no ranking em 2003. Foto: Cedric Grueau.
O Nokia Biarritz Surf Festival distribui uma premiação total de US$ 35 mil em Biarritz, com o vencedor garantindo presença no ?Banquete dos Campeões Mundiais da ASP?, cerimônia de gala para os destaques da temporada que a ASP passou a realizar no Jupiters Cassino, na Gold Coast, Austrália.

 

No ano passado, o Circuito Mundial de Longboard foi inaugurado no Brasil, com o carioca Phil Rajzman tornando-se o primeiro brasileiro a vencer uma prova da competição máxima dos pranchões.

 

Para conquistar a vitória no Oxbow Pro Brazil em São Sebastião (SP), Rajzman derrotou na grande final o sul-africano Jason Ribbink (2º.), o guarujaense Amaro Matos (3º.) e o australiano Jye Byrnes (4º.).

 

Na decisão do título mundial na Nova Zelândia, o veterano santista Picuruta Salazar foi o brasileiro melhor colocado no ranking final da temporada. Ele parou nas quartas-de-final nas geladas ondas de Raglan e terminou em sétimo lugar na classificação geral, com o atual campeão brasileiro Paulo Kid (SP) ficando em oitavo e o tricampeão do ISA Surfing Games, Marcelo Freitas (RJ), aparecendo em seguida, na nona colocação.

 

O troféu de campeão mundial foi conquistado pela segunda vez pelo australiano Beau Young. O filho do lendário tetracampeão mundial dos pranchões, Nat Young, derrotou o norte-americano Joel Tudor na grande final do Oxbow ASP World Longboard Tour (WLT) 2003.

 

 

Ranking final do circuito 2003

 

1 Beau Young (Aus) 2.455
2 Joel Tudor (EUA) 2.400
3 Bonga Perkins (Haw) 1.923
4 Colin McPhillips (EUA) 1.905
5 Taylor Jensen (EUA) 1.860
6 Mathew Moir (AfrS) 1.770
7 Alex Salazar (Bra) 1.643
8 Paulo Kid (Bra) 1.540
9 Marcelo Freitas (Bra) 1.525

10 Jye Byrnes (Aus) 1.518
11 Amaro Matos (Bra) 1.500
12 Grant Thomas (Aus) 1.485

12 Jamie Viudes (Bra) 1.485
14 Phil Rajzman (Bra) 1.470

Exit mobile version