O big rider Garrett McNamara desembarcou no Brasil na última quarta-feira para divulgar seu mais recente feito: o desbravamento do pico Nazaré, na costa de Portugal, onde desceu aquela que está sendo estimada como a maior onda já surfada até hoje.
O atleta aproveita para fotografar para seu patrocinador local, a Red Nose, e fazer treinamentos e testes de equipamentos nas praias do litoral carioca e paulista.
“Surfar esta onda foi um desafio muito avassalador, se eu não tivesse minha equipe de segurança dentro da água, poderia ter ido facilmente parar nas rochas. A preparação e segurança são as bases para enfrentar uma onda como esta”, afirmou McNamara.
Garrett, através dos anos, tem se apresentado como um dos surfistas de ondas gigantes que mais busca desafios extremos e inusitados. Em 2007, junto ao seu parceiro Keali Mamala, Garret surfou uma onda formada pela queda de um bloco de uma geleira no Alasca (EUA), feito que rendeu destaque dentro e fora do meio do esporte.
Em novembro de 2011, no pico da Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, Garret surfou uma onda de quase 24 metros, a maior já registrada e comprovada até hoje, feito possível devido a um projeto em parceria com o Instituto Hidrográfico de Portugal. A ideia era estudar cada detalhe daquela onda e, por tabela, alavancar o turismo na região.
McNamara deve quebrar seu próprio recorde de maior onda já surfada. Em 28 de janeiro, o surfista nascido em Massachusetts, mas radicado no Hawaii, dropou outra morra em Nazaré. Os especialistas ainda não chegaram a um acordo quanto ao tamanho exato da ondulação, mas é estimado que ela tivesse entre 20 e 35 metros.
A polêmica criada em cima do tamanho real da onda parece não incomodar Garrett, que inclusive não quis inscrever sua onda no XXL, um dos principais prêmios de ondas grandes.
“Um dos motivos que me fez decidir tirar a inscrição das minhas ondas surfadas em Nazaré do XXL é porque não fui surfar naquele dia para ganhar o prêmio do XXL ou para bater qualquer recorde. Eu estava lá porque vivo pelas ondas grandes, é o que eu amo fazer! Não é necessário que um comitê meça ela. Já tivemos alguns profissionais da área que trabalharam para medir a onda e que estão estimando que ela tenha entre 20 e 36 metros”, explica McNamara.
Nesta sexta-feira, o havaiano visita a redação do Waves. Aguarde em breve a entrevista exclusiva.