#O Billabong Girls, válido como etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Surf Profissional Feminino Super Trials, acontece na sexta-feira (19/07), na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de SP.
Entre os destaques estão as cariocas Andréa Lopes, atual campeã brasileira do Super Surf e Super Trials; Juliana Guimarães, vice-campeã do Super Surf; e Brigitte Mayer, campeã brasileira em 98; a potiguar Viviane Maria, uma das grandes revelações da categoria; e as paulistas Cláudia Gonçalves, Suelen Naraísa e Francisca Pereira.
A disputa, que conta com o patrocínio da Nutry e co-patrocínio da Surftrip, terá R$ 5 mil em premiação e distribui mil pontos no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). ?Na minha opinião, esses eventos do Trials Feminino são de vital importância para o crescimento da categoria e para o aperfeiçoamento técnico das meninas, que um dia sonham em chegar no patamar onde se encontram hoje a Tita Tavares e a Jacqueline Silva?, comenta Klaus Kaiser, tour manager da Abrasp.
Segundo ele, nos últimos anos, alavancadas pelo sucesso do Super Surf, muitas meninas perderam a timidez e treinam com muita vontade e afinco para conseguirem competir em condições de igualdade com as Tops da elite do surf nacional. ?Eventos como o Billabong Girls são fundamentais nesta nova estrutura do surf feminino no Brasil. Acredito que novos nomes vão começar a despontar. Será o começo de uma nova era no esporte?, acrescenta.
O Billabong Girls será disputado na sexta-feira até a fase semifinal. A decisão acontece só no domingo pela manhã, antes da final do Billabong Pro Júnior, que começa no sábado pela manhã e reúne surfistas com até 20 anos. Os seis melhores colocados no ranking do circuito, que terá duas etapas, estarão classificados para o Mundial na Austrália.