Billabong Girls tem decisão neste final de semana

0

#A partir desta sexta-feira (19/06) as melhores surfistas do país marcam presença no Billabong Girls, na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de SP. A competição vale como a abertura do Circuito Brasileiro de Surf Feminino Profissional – Super Trials.

Nomes conhecidos como as cariocas Andréa Lopes, Brigitte Mayer e Juliana Guimarães, as paulistas Claudia Gonçalves, Francisca Pereira e Suelen Naraisa e as potiguares Viviane Maria e Alcione Silva estarão surfando atrás dos primeiros mil pontos no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e também dos R$ 5 mil em premiação.

O evento será realizado junto com o Billabong Pro Júnior, seletiva que define a equipe sul-americana para o Mundial Profissional sub-21 e reúne grandes talentos da nova geração do surf masculino. As disputas femininas começam sexta-feira pela manhã, com as fases eliminatórias, e a grande final está marcada para domingo, antes da final do Pro Júnior.

?O nível do surf feminino brasileiro vem crescendo. Temos os exemplos da Tita Tavares e da Jaqueline Silva, que hoje estão no WCT, a elite mundial e estamos observando um número muito grande de mulheres surfando nas escolinhas, competindo. Nosso objetivo é incentivar justamente este crescimento?, afirma Paulo Issa, diretor do Billabong Girls e idealizador do Festival Surftrip, o primeiro campeonato exclusivo para mulheres, que definiu as campeãs nacionais em 98 e 99.

Uma das mais animadas com o crescimento da categoria é Andréa Lopes, atual campeã do Super Surf (também é líder este ano) e bicampeã do Super Trials. A competidora de 28 anos é uma das maiores incentivadoras da categoria e até costuma ajudar novos talentos. ?Fico muito feliz e satisfeita em ver que o surf feminino vem ganhando a adesão de novos patrocinadores. A tendência é que as disputas fiquem mais fortes com este incentivo?, afirma Andréa.

Entre o destaques do campeonato estará Cláudia Gonçalves, sem dúvida uma das grandes revelações dos últimos anos. Apesar de ter apenas 17 anos, ela já está incluída na lista das grandes favoritas. Campeã brasileira amadora em 2001, ela disputa hoje o Super Surf e chega animada para tentar a vitória.