A Billabong apresentou em julho do ano passado a primeira loja inteligente da América Latina. Com tecnologia Radio Frequency Identification (RFID), o sistema utiliza ondas eletromagnéticas para transmitir dados armazenados em um microchip localizado na etiquetas das peças.
Desenvolvido em parceria com a Vip-Systems, a tecnologia atende a Billabong do Shopping Iguatemi Alphaville e proporciona uma experiência de compras diferenciada aos clientes.
As etiquetas RFID levam um chip com informações sobre os produtos, que podem ser visualizadas nas TVs e iPads da loja. A unidade também conta com provadores, espelhos e expositores inteligentes.
Eles oferecem a função de acionar o vendedor, opções de peças para combinar e vídeos de acordo com o produto, calculam o valor da compra e possibilitam um auto-retrato com opção de envio para e-mail ou redes sociais.
A ferramenta proporcionando entretenimento e interatividade aos consumidores, que têm acesso a detalhes sobre o produto escolhido.
“Essa iniciativa vem de encontro ao nosso desejo de oferecer inovações tecnológicas para nosso cliente e a preocupação com a qualidade de nossos produtos e serviços”, afirma Alessandra Berlinck, CEO Grupo GSM América Latina.
A nova ferramenta QRCode também está disponível. Semelhante ao código de barras, a ferramenta pode ser lida por qualquer aparelho com câmera e acesso a internet, e direciona o cliente para o site da marca.