Cartaz Billabong Pro Júnior. Foto: Divulgação. |
Serão duas competições amadoras e duas profissionais. O grande destaque será a etapa de abertura da 6ª edição do Billabong Pro Júnior, a seletiva sul-americana que vai definir o time para disputar o Mundial Sub 21 da Association of Surfing Professionals, confirmado para janeiro, no Hawaii, nas potentes ondas de Sunset Beach.
Apresentado pela Renault, o campeonato será realizado entre os dias 17 e 20 e vai reunir os melhores surfistas da nova geração, como o paranaense Jihad Kohdr, o pernambucano Bernardo Pigmeu e o paulista Adriano Mineirinho, iniciando a disputa pelas seis vagas reservadas aos competidores sul-americanos.
O ranking será definido em duas etapas (a outra será na praia Mole, em Florianópolis/ SC), cada uma com premiação de US$ 5 mil, sendo que o campeão geral ainda levará uma passagem aérea para o Hawaii, facilitando a sua participação no Mundial. Outras atrações serão a Bleat Air Show e a Red Beach Best Wave, com prêmios extras para os surfistas mais radicais.
Cartaz Billabong Girls Pro. Foto: Divulgação. |
Entre os nomes que já se destacaram no evento, o maior exemplo é o havaiano Andy Irons, atual campeão e líder este ano do WCT, a elite mundial, comprovando o sucesso do incentivo à nova geração. Destaque também para o australiano Joel Parkinson, outra estrela do WCT, que foi bicampeão mundial Pro Júnior em 99 e 2001. O Brasil já subiu ao lugar mais alto do pódio, com o carioca Pedro Henrique, vencedor em 2000, no Hawaii.
O surf feminino também será destaque em Maresias, com a fase inicial do Circuito ?A Onda dos Sonhos? – Billabong Girls Pro 2003, realizada na mesma data do Pro Júnior. Clique aqui para saber mais.
No final de semana anterior, dias 11, 12 e 13, as atenções estarão voltadas para o Billabong Brasileiro, a sexta etapa da Taça Roberto Valério – Circuito Brasileiro de Surf Amador 2003.
Cartaz Brasileiro Amador. Foto: Divulgação. |
O time será definido no Billabong Surf Game, a seletiva oficial da Confederação Brasileira de Surf, na segunda-feira, dia 14. Oito competidores em cada categoria participarão da disputa especial. Entre os juniores, o atual campeão pan-americano, Leandro Bastos, já está garantindo, assim como o surfista que encerrar a 6ª etapa como líder do ranking.
Duas vagas estarão em disputa entre os competidores que figurarem entre a 2ª e 9ª colocações na classificação geral. Na Mirim, os dois melhores do ranking já estarão com o passaporte carimbados e a briga pelas duas vagas restantes ficará entre os atletas que estiverem entre o 3º e o 10º posto no Circuito Brasileiro, após o Billabong Brasileiro. O time nacional também contará com a categoria Feminina Júnior, com duas atletas convidadas pela Confederação Brasileira de Surf e as duas primeiras colocadas do ranking.
O Billabong Pro Júnior e o Billabong Brasileiro de Surf têm apresentação da Renault. Co-patrocínio: Bleat, Red Beach, High Point, Uluwatu, Tobago, KYW, Central Surf, SP Surf, Sthill, Overboard, Sun Peak, Legends, Nivana Surf Trips. Apoio: Fluir, Waves, Enseada FM, Hotel Tambayba.