Eco Surf

Boas ondas marcam etapa

Matheus Mikimba Eco Surf Grumari, Grumari, Rio de Janeiro.

O mar subiu e a galera que competiu na segunda etapa do Circuito Eco Surf Grumari 2016 mostrou muita disposição para enfrentar as ondas e o frio no domingo (13) decisivo. O dia começou com ondas de meio metro e, com o passar das horas, o mar subiu e nas baterias finais já chegavam aos 2 metros de altura.

 

Na categoria Open, Matheus Mikimba, local do canto do Recreio, dominou a final surfando duas belas ondas para vencer Elvis Fernandes, que no sábado havia levado o título da Longboard de virada. O surfista local João Marinho ficou em terceiro e o cearense Joel Dantas terminou em quarto lugar.

 

“Grumari é minha segunda casa. Sempre que tenho a oportunidade, venho surfar aqui. Vencer um evento aqui me deixa muito feliz. O mar estava difícil, mas consegui pegar duas ondas boas e foi o suficiente para vencer”, comemora Mikimba, surfista de apenas 19 anos.

 

Já vencedor da categoria Iniciante no sábado, Cauã Costa, de apenas 13 anos, levou mais uma neste domingo. Na final da Mirim, ele teve que travar um grande duelo com o local do Arpoador Bernardo Bordowsky, e, depois de pegar boas esquerdas, conseguiu a vitória com o placar de 14,25 pontos contra 12,50 de Bordowsky. Em terceiro ficou o local Gabriel Vilar, e na quarta colocação, estreando nos pódios de Grumari, Diego Brígido.

 

Repetindo o feito de sábado, Joel Dantas fez outra final e acabou surfando melhor para vencer a Junior, em cima de Bernardo Bordowsky. O surfista do Ceará Cauã Costa, em sua terceira final do evento, ficou em terceiro, e na quarta colocação Daniel Domingos.

 

Fechando o dia de finais da segunda etapa do Circuito Eco Surf Grumari 2016, a galera da categoria Local surfou nas melhores condições do evento. Alexandre Alves saiu na frente com uma bela direita, mas Mario Henrique começou a reagir e levou a melhor. Raphael Frijoe não achou uma segunda onda boa e terminou em terceiro, com João Marinho, que tinha feito a final Open e acabou sentindo o mar bastante agitado, terminando em quarto.

 

Parceria – Nessa etapa, a Costa Oeste RJ Ecoturismo com seus jipes realizou o transporte dos atletas e staff até o local das provas. As saídas foram do Centro Cultural Surf (Praça do Pontal, próximo a pista de skate do Recreio), em diversos horários com ida e volta. Conheça aqui mais um pouco sobre o Costa Oeste RJ Ecoturismo.

Conscientização – O Eco Surf Grumari também firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que fez campanhas de conscientização e combate ao mosquito aedes aegypti, cuidado com as DSTs e prevenção de saúde bocal com distribuição de kits de higiene contendo escova, pasta de dentes e foi dental.

Além disso, durante o evento foram feitas ações educacionais de preservação e conservação das praias. Tudo com o total apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro) e da ASAG (Associação de Surfistas e Amigos do Grumari). A região é protegida por duas unidades de conservação da Natureza: o Parque Natural de Grumari e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Grumari.

Exit mobile version