Era mais um dia dessa incessável temporada chuvosa de primavera aqui em Garopaba (SC), quando recebi a visita de Ricardo Bocão, diretor do Canal WooHoo de televisão, acompanhado do VP do grupo Turner International do Brasil Anthony Doyle e Javier Soloaga, executivo da Turner International Atlanta US.
Depois dos cordiais cumprimentos, eles foram logo me perguntando onde poderiam estar quebrando umas ondas surfáveis, já que na Guarda do Embaú, onde eles estavam hospedados, o vento Leste havia atrapalhado a intenção de surfar lá, deixando as ondas bem mexidas.
Eu havia checado de cima do morro do Silveira e visto uma formação de até 1,5 metros em um swell mexido de Leste, que me dizia que em algum lugar deveriam estar rolando ondas surfáveis.
Sugeri uma expedição ao Farol de Santa Marta, já que a barca do Anthony estacionada na frente da minha casa pedia para ser testada nas dunas do farol. Uma Land Rover Discovery 3 que mais parecia uma nave espacial.
Amiga minha de longa data, Lu Blue Angel compôs a tripulação para não faltarem imagens e eu poder curtir o surf com meus amigos. Checamos praticamente todos os picos de Laguna até a Cigana. Quase todos muito mexidos pelo vento Leste maral que soprava sem tréguas.
Depois de olhar bem o mar na praia do Farol para ter a noção exata da direção do swell e do vento fizemos a nossa escolha. E nossa escolha nos pareceu a mais acertada para o momento. Encontramos em um dos muitos ilhotes do Farol o lugar ideal para nosso surf.
Nada mal para uma terça chuvosa com 90% dos lugares afetados pelo vento Leste.
Guiados pelo farol