O prefeito do município de Bombinhas, Santa Catarina, Leopoldo João Francisco Filho (PPB), enviou o projeto da lei municipal n.º 034/99 para votação na câmara de vereadores local. A lei altera o zoneamento urbano e o uso do solo do Município de Bombinhas, mudando a cota da Zona de Preservação Permanente (ZPP) de 20 para 100 metros acima do nível do mar. Isso causará a mudança da faixa entre 20 metros e 100 metros para zona residencial, ou seja, os terrenos localizados nessa faixa poderão ser loteados. Bombinhas possui uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do Estado de Santa Catarina, boa parte dela localizada na faixa entre 20 metros e 100 metros. A floresta é uma das últimas remanescentes no estado e mantém o equilíbrio com a Reserva Biológica da Ilha do Arvoredo, situada em frente ao maciço da costeira de Zimbros.
A Associação de Moradores e Amigos da Região de Zimbros-Bombinhas (AMAR) está fazendo um abaixo assinado e pedindo que as pessoas escrevam para o prefeito e para os vereadores locais, no intuito de evitar a destruição. Maiores informações escreva para a AMAR: azimbros@mdi.com.br
Vale lembrar que a Mata Atlântica foi recentemente considerada pela UNESCO como um dos ecossistemas mundiais mais frágeis e ameaçados, necessitando urgentemente de medidas que visem sua preservação.