O havaiano Bonga Perkins assumiu a liderança do circuito mundial ao vencer o atual campeão mundial Colin McPhillips na final do Biarritz Surf Festival 2002 neste domingo (21/07) em Biarritz na França.
Picuruta Salazar e Marcelo Freitas foram os melhores brasileiros na competição obtendo a nona colocação. Segundo Amaro Matos ambos foram visivelmente prejudicados pelo julgamento.
O campeonato teve início na terça em ondas “microscópicas” até ter que ser paralizado na quinta. Isto prejudicou muito os brasileiros frente aos jovens europeus que surfavam em verdadeiras balsas.
O time incluse apelidou estes longboarders de “bailarinos”, já que só faziam firula em cima da prancha, uma vez que era muito difícil de manobrar naquelas condições.
Na bateria onde Picuruta foi desclassificado o favorecimento do longboarder europeu foi escancarado. O francês Jonathan Larcher surfou uma onda de inside e marcou 8 pontos, assim passou para primeiro deixando Beau em segundo. Nem ele acreditou pois só foram dar sua nota quando ele já estava fora da água. A praia inteira fez Oh! Ninguém acreditava no ocorrido.
Na bateria seguinte os brasileiros Marcelo Freitas e Amaro Matos enfretaram o atual campeão Colin McPhillips e Josh Constable. Segundo Marcelo Freitas, bastava Colin ficar de pé sobre a prancha que ganhava 8 pontos. Ele também ficou marcando o nosso bicampeão a bateria inteira para ajudar seu colega Josh. Amaro surfou bem mas também foi prejudicado em suas notas e terminou em quarto.
Os juizes estavam segurando as notas de Marcelo até que ele pegou uma onda excelente e obteve exatamente a nota necessária para virar a bateria, 6.5 pontos. Não era possível dar menos, pois senão ficaria feio demais.
Faltando um minuto para o final da bateria, Josh precisava de 5.0 pontos para se classificar. Marcelo ficou marcando Josh até deixar passar uma onda muito pequena. Josh pegou a onda deu um 360° e marcou 5.5 pontos virando a bateria.
Olimpinho foi eliminado no round anterior, o quinto, numa bateria que disputou contra Amaro Matos, Marcelo Freitas e o japonês David Kinoshita. Olimpio fez uma interferência no Amaro, o que inviabilizou seu avanço para o próximo round. Na classificação geral o baiano que vive no Rio de Janeiro ficou com a vigésima quinta colocação.
Jaime Víudes também foi eliminado no quinto round após fazer uma dupla interferência no americano Zack Howard facilitando o caminho de Duane de Soto e Ian Bell.
Augusto Saldanha, atual campeão brasileiro profissional, competiu na última bateria do quinto round, que rolou na pior hora do mar. Augusto foi eliminado por Bonga Perkings e David Simons.
Eduardo Bagé, Paulo Kid, Mica, Phil Rajzman e Danilo Mulinha foram eliminados ainda no quarto round ficando entre os 48 melhores do evento. Também participaram da competição o carioca Otávio Pacheco e o paulista Marcelo Lima.
Resultado:
1º lugar – Bonga Perkins (Hawaii)
2º lugar – Colin McPhillips (EUA)
3º lugar – Beau Young (Austrália)
3º lugar – Sebastian Wilson (Austrália)
5º lugar – Jonathan Larcher (França)
5º lugar – Josh Constanble (Austrália)
5º lugar – Duane DeSoto (Hawaii)
5º lugar – Kekoa Uemura (Hawaii)
9º lugar – Picuruta Salazar (Brasil)
9º lugar – Marcelo Freitas (Brasil)
9º lugar – Ian Bell (Austrália)
9º lugar – Jye Byrnes (Austrália)
13º lugar – Amaro Matos (Brasil)
13º lugar – Mathew Moir (África do Sul)
13º lugar – Taylor Jensen (EUA)
13º lugar – David Simons (Austrália)
17º lugar – Jaime Víudes (Brasil)
25º lugar – Olimpinho (Brasil)
25º lugar – Augusto Saldanha (Brasil)
33º lugar – Danilo Mulinha (Brasil)
33º lugar – Mica (Brasil)
41º lugar – Paulo Kid (Brasil)
41º lugar – Eduardo Bagé (Brasil)
41º lugar – Phill Rajzman (Brasil)
49º lugar – Otávio Pacheco (Brasil)
57º lugar – Marcelo Lima (Brasil)
Confira também: