O Billabong ISA Games 2009 promete pegar fogo em Playa Hermosa, Costa Rica, entre os dias 1 e 8 de agosto. Além da equipe brasileira, alguns tops da elite mundial já marcam presença para a competição.
Clique aqui para ver o vídeo
Nesta sexta-feira (31/7), o tradicional desfile das delegações e a cerimônia das areias marcam a abertura oficial dos jogos reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
O Brasil tenta agora sua segunda medalha de ouro no evento, já que única vitória da nação na competição por equipes aconteceu no ano 2000, quando o evento foi realizado na praia de Maracaípe (PE).
Desta vez o Brasil optou por levar um time jovem, assim como em 2008, na edição disputada em Costa de Caparica, Portugal.
Na ocasião, os jovens brazucas fizeram uma boa campanha e conquistaram a medalha de prata, ficando atrás apenas da Austrália.
Com base no ranking da CBS, o capixaba Kristyan Kymerson, líder das categorias Júnior e Open, o baiano Marco Fernandez e os paulistas Miguel Pupo, vice-campeão mundial Júnior, e Gabriel Medina, campeão da etapa seis estrelas do WQS da praia Mole, Florianópolis (SC), representam o país na Open Masculino.
Na Open Feminino, Estefany Freitas, do Ceará, e a catarinense Bárbara Muller, vão a Costa Rica. Na dupla do Longboard, o pernambucano Rafael Cavalcanti, campeão brasileiro júnior 2008, terá ao seu lado o carioca Gabriel Nascimento, atual líder Sub-18 nos pranchões.
O técnico da equipe é o experiente Otoney Xavier, carioca que há 20 anos mora em Florianópolis e embarcou com o time no último dia 29 de julho. Juca de Barros, presidente da CBS, chefia a delegação na busca do bicampeonato mundial por seleções.
Tops mundiais – Uma boa quantidade de tops da elite mundial marca presença na competição. Campeões das três últimas edições do ISA Games, os aussies contam com uma equipe experiente. Na Open, estão inscritos Mick Campbell, Dayan Neve, Dane Atcheson e Matt Bemrose.
Na categoria Feminina, o time tem Samantha Cornish e Amee Donohe. No Longboard, estão escalados Harley Ingleby e Dane Pioli. O treinador é o ex-top da elite mundial Barton Lynch.
Comandada pelo lendário Ian Cairns, a equipe norte-americana tem Ben Bourgeois, Cory Lopez, Austin Ware e Nat Young na Open; Courtney Conlogue e Sage Ericson na Feminina; Toni Silvagni e Steve Newton no Longboard.
A França desponta como grande favorita na Costa Rica, levando nomes como Jeremy Flores, Mikael Picon, Maxime Huscenot, Pauline Ado, Lee Ann Curren, Marc Lacomare e Antonie Delpero.
A sul-africana Rosanne Hodge e a peruana Sofia Mulanovich completam a lista de tops do World Tour inscritos no ISA Games.
Seleção brasileira ISA Games
Open Masculino
Kristyan Kymerson (ES), Marco Fernandez (BA), Miguel Pupo e Gabriel Medina (SP)
Open Feminino
Estefany Freitas (CE), Bárbara Muller (SC)
Longboard
Gabriel Nascimento (RJ), Rafael Cavalcanti (PE)
Técnico
Otoney Xavier (SC)
Chefe da delegação
Juca de Barros (PR)
Nações com medalha de ouro no ISA World Surfing Games
1996 ? Huntington Beach, Estados Unidos ? medalha de ouro: Estados Unidos
1998 ? Carcavelos, Portugal ? medalha de ouro: Austrália
2000 ? Maracaípe, Brasil ? medalha de ouro: Brasil
2002 ? Durban, África do Sul ? medalha de ouro: África do Sul
2004 ? Salinas, Equador ? medalla de ouro: Austrália
2006 ? Huntington Beach, Estados Unidos ? medalha de ouro: Austrália
2008 ? Costa de Caparica, Portugal ? medalha de ouro: Austrália