Válido pelo Mundial de Surfe Adaptado da ISA (International Surfing Association), o ISA World Adaptive Surfing Championship 2017 começou nesta quarta-feira (29), com a cerimônia de abertura em La Jolla, San Diego, Califórnia (EUA).
O Brasil defende o título no evento que conta com 109 atletas de 26 países, número recorde de inscritos.
A equipe brasileira terá Jonathan Borba, Roberto Pino, Henrique Saraiva, Alcino “Pirata” Neto, Fellipe Kizu, Carlos José Kuhl, Davi Teixeira, Figue Diel, Fernanda Tolomei e Monique Aparecida.
A comissão técnica é formada por Luiz Phelipe Nobre, Bruno Barbieri e Roberto Dias.
Nesta quarta-feira, a tradicional cerimônia de abertura inaugurou a competição que vai até o dia 3 de dezembro. Os atletas participaram do Desfile das Nações e da Cerimônia das Areias, na qual um representante de cada país lançou areia em um recipiente para simbolizar o encontro pacífico das nações no Mundial de Surfe Adaptado.
Um dos objeitvos da ISA também é ganhar visibilidade para incluir a modalidade nas Paralimpíadas de Paris, em 2024.
“O crescimento que o Surfe Adaptado teve em apenas três anos, desde o início do campeonato da ISA, é incrível. Observamos o esporte se espalhar para novos cantos do globo e enriquecer a vida de atletas em todos os setores da vida”, conta Fernando Aguerre, presidente da entidade. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ver que o esporte seja parte do programa para Paris 2024”, acrescenta Aguerre.
O evento é transmitido ao vivo pelo site da ISA.