ISA Junior

Brasil começa com tudo

0

Brazucas fazem a festa no primeiro dia de disputas. Foto: Juca de Barros.

Depois das primeiras 24 baterias que rolaram neste domingo (29/3) no Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships em Playa de La FAE, Salinas, Equador, o saldo brasileiro é totalmente positivo.

 

Com 12 confrontos relizados na Sub-18 e mais 12 na Sub-16, quatro brasileiros já foram para a água e todos estrearam com vitória. Ian Gouveia foi o destaque do time e atingiu 15.50 pontos em sua disputa, um dos melhores somatórios do dia.

 

“Eu realmente estou muito feliz por estar no Equador. Aqui tem boas esquerdas e estou gostando muito. Eu radicalizei bastante, estou amarradão”, afirma o sempre sorridente Ian, de 16 anos.

 

Também na Sub-18, Filipe Braz garantiu a primeira vitória da categoria ao optar pelas ondas menores e mais cavadas, que permitiram que  manobras mais fortes. “As maiores estavam muito gordas”, afirma ele que participa do torneio pela segunda vez.

 

Filipe Braz superou o equatoriano David Villaroel e o chileno Diego Maria, equanto Ian deu cabo do Venezuelano Júlio Querales e do irlandês Aaron Reid.

 

Na categoria Sub-16, Gabriel Medina estreiou com vitória, ao superar o japonês Arashi Kato e o venezuelano Fáliz Vargas. Caio Ibelli também venceu na mesma categoria e deixou para trás uma dupla nipo-venezuelana, Ginji Ishida e Rainel Bravo.

 

Na Sub-18, Thiago Guimarães terá seu primeiro desafio contra outro venezuelano, Johan Aguiar e mais um irlandês Cillian Ryan. Miguel Pupo encara o equatoriano Johnatan Zambrano e o chileno Diego Enrique.

 

Já na sub-16, Jessé Mendes encara o japonês Kanato Ohmori e o irlandês Jordan Heaselgrave na vigésima primeira bateria, enquanto Matheus Navarro fecha a fase e a participação brazuca em uma bateria de quatro atletas, na qual também estão Hiroto Arai, do Japão, Derek Gomes, da Venezuela, e o portoriquenho Brian Laide.

 

Entre as meninas, o quarteto brazuca é composto pela dupla carioca Bárbara Rizzeto e Isabella Lima, além da catarinense Bárbara Muller e da paulista Kaena Brandi, escalada já na primeira bateria da categoria, na qual enfrenta Minato Takahashi do Japão e Adriana Gamero da Venezuela, dos mesmos países de Nao Omura e Rossany Alvarez, adversárias de Isabella Lima, no quarto confronto.

 

Na segunda metade das vinte quatro baterias estarão as duas Bárbaras da equipe. A catarinense Muller enfrenta Minami Takechi do Japão e Ametza Nicholls de Barbados. Já na última disputa da abertura, Bárbara Rizzeto duela contra a japonesa Asako Mizuno e Domic Barona, equatoriana.

 

Os atletas que não garantirem primeiro ou segundo lugar nas baterias de estreia serão os primeiros a encararem a repescagem, caminho mais longo rumo ao pódio, no qual só não ganham chances os dois eliminados na final do evento, que envolve os quatro atletas que não perderem até a ante-penúltima bateria do torneio.

 

Manter-se entre os dois primeiros em cada confronto e principalmente vencer é primordial, para garantir o título por seleções.

 

O técnico Otoney Xavier comanda a ação da molecada com auxílio de Elizandro Lima. A delegação é chefiada por Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf.

 

Toda a competição tem transmissão ao vivo no site Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship.