Local Motion Pro

Brasil completa 100 edições

0

Shaun Ward é o atual campeão do Local Motion Guarujá Surf Pro. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

O Local Motion Guarujá Surf Pro é a primeira prova da perna brasileira de final de ano do WQS (World Qualifying Series) e rola entre os dias 28/9 e 4/10 na praia do Tombo, Guarujá (SP).

 

A competição é um marco histórico, a centésima etapa WQS disputada no país desde 1992, quando a divisão de acesso do circuito mundial foi inaugurada.

 

O limite de 144 participantes já está praticamente esgotado para a prova de 6 estrelas e vale 2.500 pontos no ranking.

 

Depois do evento na praia do Tombo, outra etapa WQS 6 estrelas desembarca entre os dias 5 e 11 de outubro no Brasil. O Oakley apresenta Rio Surf Pro International acontece no

Simão Romão venceu a etapa carioca no ano passado. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

Arpoador, Rio de Janeiro (RJ), e marca a segunda etapa brasileira da competição.

 

Além destas duas etapas, a ASP South America também anuncia a reedição do Surf Eco Festival na Bahia, apresentado pela Billabong de 22 a 27 de outubro na praia do Aeroclube, Salvador.

 

O Eco Festival, WQS de nível 3 estrelas, oferece 875 pontos e  define as quatro vagas do time masculino sul-americano que disputa o próximo Mundial Pro Junior da ASP na Austrália.
 
Todos os títulos sul-americanos da ASP South America serão decididos no Billabong apresenta Surf Eco Festival. Começa com a etapa final das seletivas femininas, que apontam as duas surfistas para o Mundial Pro Junior e a campeã sul-americana profissional da categoria Sub-20, nos dias 20 e 21 nas mesmas ondas do Aeroclube.

 

Depois, até o dia 27, serão realizadas conjuntamente as últimas etapas do masculino Sub-20 e do ASP South America Surf Series 2009, que define o campeão sul-americano profissional da temporada.
 
Além disso, o Brasil tem o privilégio de encerrar o WQS Feminino pela primeira vez na história. A lista das seis classificadas para a elite das top-16 do ASP Women´s World Tour que sempre foi definida no Hawaii, será finalizada no Oakley apresenta Rio Surf Pro International na praia do Arpoador.

 

História do WQS no Brasil – Com a confirmação do Billabong apresenta Surf Eco Festival, o Brasil fecha 2009 com 102 etapas do WQS realizadas desde 1992, número que não supera apenas as 159 etapas nos Estados Unidos.

 

A praia do Aeroclube é a 29ª praia do litoral brasileiro a receber etapas das séries qualificatórias para o World Championship Tour nas 18 temporadas completadas neste ano. A praia do Tombo também faz sua estreia no calendário do WQS na semana que vem.

 

A primeira edição do Local Motion Guarujá Surf Pro aconteceu na praia das Pitangueiras e foi a única encerrada com vitória estrangeira no Brasil em 2008, do norte-americano Shaun Ward. Nas outras seis só deu brasileiro comemorando títulos no alto do pódio.
 
Já o maior palco do WQS no Brasil continua sendo a Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, que desde 2000 está fora do calendário com quatorze etapas realizadas. No mesmo ano, o Hang Loose Pro Contest estreou no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), e já aparece dividindo o segundo lugar com a tradicional praia da Joaquina de Floripa (SC), ambas com onze campeonatos disputados desde 1992.

 

Na lista dos maiores vencedores de provas WQS no Brasil, também existe um empate. No mês de julho o catarinense Neco Padaratz conquistou o título do Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro e igualou as sete conquistas do paranaense Peterson Rosa. Os dois são seguidos de perto por outro grande nome do surf brasileiro, o cabofriense Victor Ribas, com seis vitórias.
 
Os três maiores vencedores das provas brasileiras estarão no Local Motion Guarujá Surf Pro e também no Oakley apresenta Rio Surf Pro International, mas o único que está brigando por vagas para o ASP World Tour é Neco Padaratz, 34° no ranking WQS.

 

Depois do Brasil, rola só mais uma etapa nível 6 estrelas de 2.500 pontos no Canadá (25 a 31/10), além de quatro “prime location” de 3.500 pontos: Ilhas Canárias e Estados Unidos na mesma semana (1 a 8/11), e as duas do Hawaii, entre 12 de novembro e 6 de dezembro em Haleiwa e Sunset Beach.
 
A perna de final de ano da ASP South America também é decisiva para os brasileiros aumentarem o número de apenas dois integrantes no G-15 do WQS que sobe para o ASP World Tour do ano que vem.

 

O potiguar Jadson André, vice-líder do ranking, confirmou sua classificação para a elite e o catarinense Willian Cardoso assumiu a 13° posição com o bicampeonato conquistado na etapa espanhola de Pantin. Depois, os mais próximos são o gaúcho Rodrigo Dornelles (20°), o carioca Leonardo Neves (26°), o paulista Wiggolly Dantas (27°) e os catarinenses Marco Polo (30°), Neco Padaratz (34º) e Jean da Silva (36º).