ISA Junior

Brasil conhece adversários

0

Brazucas participam da cerimônia de abertura. Foto: Lobo / Quiksilver ISA World Junior.

No último sábado, o Quiksilver ISA Junior 2009 realizou a tradicional abertura do evento em Playa de La FAE, Salinas, Equador. Vindos dos seis continentes do mundo e de 27 países além do Brasil, os jovens atletas participaram do desfile das delegações e a cerimônia das areias.

 

Filipe Braz será o primeiro brasileiro a representar o Brasil na categoria Sub-18. Ele enfrenta o equatoriano David Villaroel e o chileno Diego Maria.

 

O Brasil volta às disputas da Júnior no décimo segundo confronto, quando Ian Gouveia enfrenta o venezuelano Júlio Querales e o irlandês Aaron Reid.

 

Thiago Guimarães tem seu primeiro desafio contra outro venezuelano, Johan Aguiar, e mais um irlandês Cillian Ryan. Miguel Pupo encara o equatoriano Johnatan Zambrano e o chileno Diego Enrique.

 

As baterias da Júnior Feminina ainda não foram divulgadas. O quarteto brazuca é composto pela dupla carioca Bárbara Rizzeto e Isabella Lima, além da catarinense Bárbara Muller e da paulista Kaena Brandi. Em gesto patriota, todas elas pintaram as unhas com as cores da bandeira brasileira.

 

Já na Sub-16, que abre as participações brazucas é o paulista Gabriel Medina, que enfrenta o japonês Arashi Kato e o venezuelano Félix Vargas. Na quarta bateria tem Caio Ibelli frente a outra dupla nipo-venezuelana, Ginji Ishida e Rainel Bravo.

 

Jessé Mendes encara o japonês Kanato Ohmori e o irlandês Jordan Heaselgrave na vigésima primeira bateria, enquanto Matheus Navarro fecha a fase e a participação brazuca em uma bateria de quatro atletas, na qual também estão Hiroto Arai, do Japão, Derek Gomes, da Venezuela, e o portoriquenho Brian Laide.

 

Os atletas que não garantirem primeiro ou segundo lugar nas baterias de estréia serão os primeiros a encararem a repescagem, caminho mais longo rumo ao pódio, no qual só não ganham chances os dois eliminados na final do evento, que envolve os quatro atletas que não perderem até a ante-penúltima bateria do torneio.

 

Manter-se entre os dois primeiros em cada confronto e principalmente vencer é primordial, para garantir o título por seleções.

 

O técnico Otoney Xavier comanda a ação da molecada com auxílio de Elizandro Lima. A delegação é chefiada por Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf.

 

Toda a competição tem transmissão ao vivo no site Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship.