O Brasil ganhou mais dois representantes nas finais do ISA Masters em Montañita, Equador.
Depois de Jojó de Olivença garantir vaga na decisão da Kahuna (acima de 45 anos), o também baiano Marcelo Alves e a carioca Andrea Lopes fizeram bonito na manhã deste sábado e garantiram vaga no pódio das categorias Grand Master (acima de 40) e Feminino Master, respectivamente.??
Marcelinho havia caído para a repescagem no início da semana e enfrentou uma longa maratona até chegar à final.??Neste sábado, ele avançou atrás do porto-riquenho Juan Ashton e eliminou o australiano Glen Pringle e o sul-africano Wayne Monk.??
Em seguida, Marcelo voltou ao outside somou notas 6.37 e 6.23 para barrar Juan Ashton – para quem havia perdido três vezes – e o norte-americano Ricky Takanashi.
A primeira posição no confronto ficou com o norte-americano Dean Randazzo, que descolou 9.07 na melhor onda da bateria.??Na final, Marcelo Alves enfrenta Dean Randazzo e os havaianos Sunny Garcia e Love Hodel.??
Quem também fez a festa da torcida brasileira foi Andrea Lopes. Bem posicionada no outside e surfando de forma consistente, ela atacou muito bem as ondas para somar 7.27 e 6.83 na tranquila vitória sobre a sul-africana Heather Clark (2a), a uruguaia Maria Celia Barboza e a norte-americana Siri Cota.
Além de Andrea e Heather, a decisão reúne a ex-tops da elite mundial Rochelle Ballard, do Hawaii, e Layne Beachley, da Austrália.??A baixa do time brasileiro neste sábado foi o carioca Sérgio Noronha, na repescagem da Kahuna. Ele falhou em uma com potencial logo no início da bateria e teve dificuldade para entrar na zona de classificação.
Noronha perdeu precisando de apenas 3.87, enquanto o norte-americano Jim Hogan, quarto lugar, saiu da água buscando 1.83. Melhor para o sul-africano Andre Malherbe e o havaiano Mike Latronic.
Ao término das baterias, a direção de prova colocou na água os duelos da Aloha Cup, disputa por revezamento. O Brasil contou com Saulo Carvalho, Marcelo Alves, Roni Ronaldo, Rogério Dantas e Andrea Lopes.
O time avançou atrás da Austrália, batendo os Estados Unidos e Porto Rico. No outro duelo, Hawaii e Venezuela despacharam Equador e Peru.
O destaque entre os brazucas foi Saulo Carvalho, autor de uma nota 8.17.