Rio Bodyboarding Pro

Brasil em dose dupla

Jessica Becker, Rio Bodyboarding Pro 2013, praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)

 

Jessica Becker comemora título inédito do Rio Bodyboarding Pro 2013 na praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Pedro Monteiro.
Com a vitória, Helliton Loureiro avança à segunda posição do ranking World Tour 2013. Foto: Pedro Monteiro.

O fim de semana foi totalmente brasileiro na praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). No duelo de gerações na grande final do Rio Bodyboarding International entre a veterana Soraia Rocha, de 39 anos, e Jéssica Becker, 24, a jovem atleta de Macaé saiu vitoriosa.

 

Ela levou para casa US$ 4 mil e somou mais 2.000 pontos no ranking mundial. Esta foi a quarta etapa Grand Slam do World Tour 2013. A pentacampeã mundial Neymara Carvalho e a carioca Nicole Calheiros completaram o pódio. No sábado, o capixaba Helliton Loureiro já havia levantado a taça na categoria masculina.

 

“É um sentimento indescritível vencer aqui em Copacabana. Muita emoção! Comecei a competir aqui na capital e essa vitória me dá uma motivação extra para fazer uma boa reta final de Circuito Mundial. A organização está de parabéns por colocar um evento dessa magnitude em uma praia tão linda e famosa. É motivo de muito orgulho vencer aqui. Minha felicidade é muito grande”, festejou Jéssica, que completará 25 anos no próximo dia 22.

 

Na bateria final, com duração de 30 minutos, Jéssica Becker largou na frente logo no começo da série com duas notas altas (6,5 e 8,0). A partir dai, a catarinense Soraia Rocha partiu para uma busca de ondas que pudessem superar o score de sua concorrente. Ela surfou quatro ondas mas nenhuma delas foi suficiente para virar o placar.

 

“Ano passado eu fui terceira colocada e esse ano fui vice-campeã do evento, quem sabe o ano que vem eu não consigo a vitória. Estou muito feliz por conseguir manter os bons resultados mesmo longe do Tour. Fico feliz pela Jéssica, pois ela faz parte da nova geração e está representando muito bem o Brasil”, disse a bicampeã mundial Soraia Rocha.

 

Masculino O capixaba Helliton Loureiro conquistou uma vitória incontestável diante do carioca Israel Eduardo e levantou a taça na categoria masculina. “Amarelinho”, como é conhecido, levou pra casa oito mil dólares de premiação e assumiu a vice-liderança do Global Qualyfing Series, que classifica os oito melhores para a elite no ano que vem.

 

O local do Posto 5 de Copacabana, Diego Roberto, e o defensor do título, o marroquino Brahim Iddouch, dividiram a terceira colocação.  

 

“Eu não consigo acreditar que isso está se tornando realidade. Eu era garoto e vinha competir aqui no Rio e agora estou ganhando uma etapa do mundial em Copacabana e, além de tudo, realizando um sonho que era um dia poder sonhar em estar na elite do bodyboard mundial”.

 

A bateria final, com duração de 30 minutos, começou bastante equilibrada com alternâncias na liderança. Restando pouco mais de 15 minutos para o fim, Helliton surfou a melhor onda da bateria, que valeu 7,75, deixando o carioca precisando de 7,21 para virar. Israel Eduardo lutou até o fim, mas com menos de dois minutos para a buzina, o capixaba achou outra boa onda e selou sua vitória com uma nota 7,25, totalizando 15 pontos em 20 possíveis.

 

“Foi muito difícil! Vencer um campeonato assim é ver um filme que passa pela cabeça. É a conquista de um sonho, mas ainda tenho muita coisa pela frente. A batalha está só começando e agora é manter o foco para conseguir sempre evoluir e conquistar mais vitórias”.

 

O segundo colocado, o carioca Israel Eduardo, lamentou a perda do título, mas se disse feliz com a segunda posição.

 

“Obviamente que eu gostaria de ter saído com o título da etapa, mas uma segunda posição em um evento mundial é algo que tenho que comemorar muito, pois é um grande resultado. É uma conquista inédita para mim e estou muito feliz por ter chegado até a final. Fico feliz também pela vitória do meu amigo Helliton Loureiro”.

 

Ranking feminino do Grand Slam do World Tour 2013

 

1 Isabela Sousa (Bra), 6330

2 Emma Cobb (Aus), 5440

3 Lilly Pollard (Aus), 5010

4 Maira Viana (Bra), 4450

5 Neymara Carvalho (Bra), 4370

6 Maylla Venturin (Bra), 4260

7 Eunate Aguirre (Esp), 4120

8 Alexandra Rinder (Ale), 4072

9 Sari Ohhara (Jap), 4060

10 Karla Costa-Taylor (Bra), 3900

 

Ranking masculino GQS

 

1 Lucas Nogueira (Bra), 6086 

2 Helliton Loureiro (Bra), 5680 

3 Pierre Louis Costes (Fra), 5180 

4 Lachlan Cramsie (Aus), 5000 

5 Roberto Bruno (Bra), 4780 

6 Babby Quinones (PRi), 4506

7 Iain Campbell (Afr), 4172 

8 Alex Uragna (Esp), 4060

9 Uri Valadão (Bra), 3900 

10 Nicholas Bastos (Bra), 3780

Exit mobile version