#Começa na próxima segunda (26/11) o período de espera para a realização das etapas finais do WCT 2001, no Hawaii. Diferente dos últimos seis anos, Banzai Pipeline não será mais o palco do encerramento da temporada mundial de surf profissional, que em 2001 volta a ocorrer em Sunset Beach.
Nove surfistas disputam a coroa de número um do mundo no Rip Curl Cup, que fecha esta curta temporada de apenas cinco etapas. Nenhum brasileiro está na lista comandada com grande vantagem pelo norte-americano CJ Hobgood.
A novidade na divulgação das baterias é a inclusão de Victor Ribas (RJ), que reforça a ?seleção brasileira? no north-shore de Oahu. Já a briga no feminino será travada na Ilha de Maui, com onze atletas tendo chances matemáticas de impedir o quarto título mundial consecutivo de Layne Beachley (AUS), no Billabong Pro Girls, em Honolua Bay, inclusive as brasileiras Tita Tavares (CE) e Jacqueline Silva (SC).
Ambas as provas têm prazo até o dia 07 de dezembro para serem encerradas e também definem as relações dos 44 surfistas que vão integrar a elite mundial masculina e as 15 da feminina para o WCT de 2002.
Os principais adversários do jovem CJ, 22 anos, são Mark Occhilupo (AUS) e Cory Lopez (EUA), que precisam, no mínimo, chegar nas semifinais em Sunset Beach para superar os 3.094 pontos do líder no Rip Curl Cup. Peterson Rosa (PR) e Flávio Padaratz (SC) são os brasileiros mais bem colocados no ranking e vão brigar para alcançar o seleto grupo dos cinco melhores surfistas do mundo, ou até mesmo um lugar entre os Top 10.
Enquanto isso, Armando Daltro (BA) e Joca Júnior (RN) decidirão as suas permanências na elite mundial tentando as últimas vagas na lista dos Top 29 da temporada. Quem também depende do resultado do Rip Curl Pro para confirmar a sua entrada no WCT 2002 é Danilo Costa (RN), que torce para que os brasileiros Neco Padaratz (SC), Fábio Gouveia (PB) e Renan Rocha (SP), conquistem bons resultados em Sunset para poder ser confirmado como o 44o surfista classificado.
A estréia do Brasil no Rip Curl Cup ocorre logo na primeira bateria, com Flávio ?Teco? Padaratz disputando as duas primeiras vagas para a segunda fase contra Greg Emslie (AFR) e Beau Emerton (AUS). Diferente das outras etapas, a decisão no Hawaii não tem repescagem e o último colocado nas baterias da primeira fase já é eliminado da competição.
Já na Ilha de Maui, a recém-coroada campeã mundial do WQS 2001, Jacqueline Silva (SC), marca a estréia do Brasil no Billabong Pro Girls disputando classificação para as quartas-de-final contra a sul-africana Heather Clark, respectivamente, oitava e nona colocadas no atual ranking do WCT Feminino, formado pelos resultados das duas únicas etapas desta temporada.
Tita Tavares (CE) divide a quinta posição com outras duas surfistas e pega na última disputa da primeira fase a australiana Neridah Falconer precisando garantir a sua permanência na elite mundial. Já a número um do mundo, Layne Beachley, faz a sua primeira apresentação em Honolua Bay, onde busca o seu quarto título do WCT consecutivo, contra a também australiana Trudy Todd.
Rip Curl Cup ? baterias da primeira fase
01) Flavio Padaratz (SC), Greg Emslie (AFR) e Beau Emerton (AUS)
02) Shea Lopez (EUA), Paul Canning (AFR) e Ben Bourgeois (EUA)
03) Andy Irons (HAW), Neco Padaratz (SC) e Marcelo Nunes (RN)
04) Luke Egan (AUS), Luke Hitchings (AUS) e Shane Beschen (EUA)
05) Taylor Knox (EUA), Nathan Hedge (AUS) e Mark Bannister (AUS)
06) Jake Paterson (AUS), Trent Munro (AUS) e Chris Davidson (AUS)
07) Mark Occhilupo (AUS), Guilherme Herdy (RJ) e Victor Ribas (RJ)
08) CJ Hobgood (EUA), Damien Hobgood (EUA) e ?
09) Sunny Garcia (HAW), Joel Parkinson (AUS) e ?
10) Cory Lopez (EUA), Shane Dorian (HAW) e ?
11) Nathan Webster (AUS), Pat O?Connell (EUA) e Russell Winter (GBR)
12) Peterson Rosa (PR), Michael Lowe (AUS) e Shawn Sutton (HAW)
13) Shane Powell (AUS), Taj Burrow (AUS) e Rodrigo Dornelles (RS)
14) Kalani Robb (HAW), Fábio Gouveia (PB) e Sasha Stocker (AUS)
15) Daniel Wills (AUS), Renan Rocha (SP) e Joca Júnior (RN)
16) Richard Lovett (AUS), Armando Daltro (BA) e Paulo Moura (PE)