O Earthwave Festival de Surf Ecovias acontece no próximo dia 4 de outubro na praia de José Menino, ao lado do Parque Roberto Mário Santini, Quebra-Mar, Santos (SP).
Simultâneo em diversas partes do mundo, o festival reúne praticantes do surf em defesa do meio-ambiente que, pelo terceiro ano consecutivo, tentam quebrar o recorde mundial de maior número de surfistas na mesma onda.
O Brasil é o detentor da marca dos últimos dois anos. Em 2007, 84 surfistas droparam a mesma onda e no ano passado 100 praticantes voltaram a fazer história, confirmando a permanência brasileira no Guinness Book, o livro dos recordes.
Neste ano, a tarefa não será fácil. A Cidade do Cabo, África do Sul, lugar onde o movimento nasceu, esforça-se para recuperar o recorde, que até 2007 estava em seu poder com 73 surfistas.
Mas não é só a tentativa de quebra de recorde que movimenta o festival. A partir de sexta-feira (2/10), o evento recebe o primeiro campeonato profissional de Stand up Surfing, com premiação de R$ 5 mil e presença de nomes como Picuruta e Alex Salazar, Carlos Bahia, Danilo Mullinha, entre outros, além de uma etapa do Campeonato Brasileiro Amador de Longboard.
O Earthwave Festival apresenta também uma inédita competição de remada em duplas, que pode acontecer à noite.
Apesar do sucesso das últimas tentativas, o momento exato da multidão remar para a onda certa é um dos pontos críticos da operação. No ano passado, foram quase 200 surfistas na água e a expectativa este ano é que mais de 250 participem da tentativa.
A solução virá das estradas. A Ecovias cederá sinalização luminosa usada nas pistas para ajudar na orientação dos surfistas na hora da tentativa da quebra do recordes. “Tenho certeza de que a sinalização da Ecovias facilita a comunicação com os surfistas e contribuirá para Santos manter o recorde mundial”, afirma Picuruta Salazar, um dos organizadores do evento.
Para obter mais informações sobre o festival, entre em contato pelo telefone (0xx21) 2287-8095 ou (0xx21) 2513-5574.